Diferenças entre treino de força e potência
Carol Morelli fala sobre o treino de força e potência, duas valências primordiais para a melhora da ... leia mais
O ano de 2025 promete ser marcado pela busca por equilíbrio físico e mental. Saúde e bem-estar continuarão como prioridades, com novas tendências em nutrição, suplementação e hábitos que promovam vitalidade e qualidade de vida.
Um exemplo dessa mudança global é a nova revisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre saúde mental, divulgada recentemente. O relatório, considerado o mais abrangente desde o início do século, traça um plano de ação para governos, profissionais de saúde e sociedade civil, com o objetivo de transformar a forma como a saúde mental é tratada em todo o mundo.
A nutricionista Priscila Gontijo, coordenadora do Science Hub da Puravida, empresa brasileira de alimentos naturais e suplementação, destaca que a integração entre saúde física e mental será fundamental para enfrentar os desafios do novo ano com mais disposição e equilíbrio.
Confira 6 tendências de saúde e bem-estar para 2025 e como incorporá-las ao seu dia a dia:
Dietas à base de plantas seguem em alta, mas a novidade para 2025 é o foco em alimentos funcionais que possam contribuir para melhorar a imunidade, a digestão e a saúde mental.
A nutricionista da Puravida indica incluir grãos integrais, vegetais coloridos e sementes ricas em fibras e antioxidantes. Suplementos naturais como cúrcuma, gengibre e spirulina podem potencializar esses benefícios.
Suplementos customizados, com base no perfil genético e metabólico de cada pessoa, serão cada vez mais procurados. Essa personalização é essencial para garantir o equilíbrio ideal de nutrientes sem excessos, segundo Priscila.
Ela indica fazer um check-up detalhado para identificar as necessidades específicas de vitaminas e minerais. Suplementos como ômega-3, probióticos e colágeno continuarão como aliados valiosos.
Com o aumento global dos casos de ansiedade e estresse, a saúde mental será uma prioridade em 2025. A OMS reforça a importância de políticas públicas e ações individuais para promover o bem-estar emocional.
Gontijo indica praticar mindfulness, yoga ou exercícios de respiração diariamente. Suplementos como magnésio ajudam a reduzir a ansiedade e promover o relaxamento.
A qualidade do sono será tratada como prioridade para a saúde integral, uma vez que o sono adequado afeta diretamente a imunidade, o equilíbrio emocional e o desempenho físico.
Neste caso vale estabelecer uma rotina regular de sono, evitar telas antes de dormir e consumir alimentos ricos em triptofano, como banana e aveia, que ajudam na produção de serotonina.
Em 2025, a prática de exercícios físicos será guiada pelo prazer e pela conexão corporal, e não apenas por metas estéticas.
“Escolha uma atividade física que você goste, seja dança, caminhada ou pilates. Movimentar-se regularmente é mais importante do que a intensidade do exercício”, explica a nutricionista.
A saúde da pele, cabelo e unhas estará cada vez mais relacionada à nutrição e ao equilíbrio hormonal. “A integração entre beleza e saúde será uma tendência crescente”, diz Priscila.
Consumir alimentos ricos em colágeno, biotina e antioxidantes, e hidratar-se adequadamente. Suplementos de zinco, vitamina C e ácido hialurônico podem trazer benefícios visíveis.