Leite desnatado é a melhor bebida hidratante, aponta estudo

Compartilhe
Copo de leite desnatado
Resultado de estudo, que avaliou 72 voluntários, apontou que o leite desnatado é a melhor bebida hidratante. Foto: Alexas / Pexels

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. Andrews, na Escócia, o leite desnatado é a melhor bebida hidratante para nosso corpo.

As soluções de reidratação oral, muito utilizadas por atletas durante provas de endurance, ficaram com a segunda colocação.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram os efeitos de 13 bebidas comuns quando consumidas no estado euhidratado (nem desidratado nem hiperidratado).

Embora a água faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, de acordo com o estudo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína, fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo.

O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à sua composição de nutrientes. 

Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida.

O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia.

Essas soluções contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, que também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.

Entenda a pesquisa sobre bebida hidratante

Os pesquisadores recrutaram 72 homens saudáveis ​​e fisicamente ativos com idades entre 18 e 35 anos e os dividiram em três grupos.

Durante o estudo, cada participante bebeu água e três das seguintes bebidas que foram escolhidas aleatoriamente para eles: refrigerantes de cola normal e diet, bebida esportiva, solução de reidratação oral, suco de laranja, cerveja Lager, café preto quente, chá preto quente, chá preto frio, leite integral (3,6% de gordura) ou leite desnatado (0,1% de gordura).

Leia também: Esportes de remada x saúde da coluna

Os cientistas rastrearam a produção de urina dos homens após cada bebida para atribuir um índice de hidratação, ou BHI, a cada bebida.

Sucos e refrigerantes – O resultado do estudo também demonstrou que sucos de frutas adoçados e refrigerantes não hidratam de forma eficiente por causa de suas altas concentrações de açúcar. 

Quando esse açúcar entra no intestino delgado, a água é retirada do corpo para diluí-lo e isso resulta em desidratação.

Compartilhe