Exercícios para menopausa

Compartilhe
Exercícios para Menopausa (1)
A prática esportiva libera endorfina e seratonina, hormônios que melhoram o humor e reduzem o estresse e a ansiedade. Foto: Imagem gerada por IA

Olá, amigos! Hoje vamos falar sobre a prática de exercícios na menopausa. Ainda que essa fase seja desafiadora para muitas mulheres, gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar os benefícios da atividade esportiva como forma de aliviar os sintomas e mesmo trazer mais estabilidade emocional para quem está passando por esse período.

Primeiro, é preciso destacar que a prática esportiva libera endorfina e seratonina, hormônios que melhoram o humor e reduzem o estresse e a ansiedade. Se exercitar também promove uma descarga de adrenalina no organismo, proporcionando aquela sensação de energia, aumentando a disposição para realizar outras atividades. 

Veja também > Treino de cardio: benefícios e dicas úteis

Algumas mulheres nesse período sofrem com incontinência urinária. Então, faz bem inserir no dia a dia exercícios que ajudem a trabalhar a região da pélvis, como elevação de quadril, agachamento, alongamento em quatro apoios (perdigueiro).

Dores nas articulações também é uma das queixas frequentes desse público. Exercícios de mobilidade, como rotação de pescoço, ombros e punhos, flexões e extensões de braços e pernas (levantar e sentar na cadeira, flexões de braço na parede) contribuem para que a pessoa execute os movimentos do dia a dia sem restrições ou desconforto. O fortalecimento da lombar e do core também é importante para garantir uma boa postura, evitando sobrecarga em algum dos lados do corpo.

Pesquisadores ressaltam que treinar estrategicamente durante a menopausa ajuda as mulheres a se adaptarem mais tranquilamente às mudanças fisiológicas que ocorrem naturalmente com o envelhecimento, como a redução de massa muscular – que pode inclusive ser mais acentuada devido a diminuição dos níveis de estrogênio; e disfunções metabólicas – que podem até favorecer o ganho de peso. 

Se você não gosta muito de musculação, recomendo, por exemplo, aulas de dança. Além de melhorar a coordenação motora e a noção de espaço (equilíbrio), promovem a socialização e aumentam a autoestima.

Vamos então cuidar do corpo e da mente, buscando sempre mais autonomia, independência e qualidade de vida! Até a próxima!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe