Estudo desvenda mistérios da motivação para a atividade física
Estudo, fruto de uma pesquisa de 20 anos sobre as razões por trás da motivação para realizar exercícios físicos
Praticar esportes requer toda energia e atenção do nosso corpo, por isso, estar com a saúde em dia é muito importante tanto para uma boa performance, quanto para uma boa qualidade de vida.
Antes de dar o ‘start’ nos esportes, passar por uma consulta médica pode prevenir diversos problemas, além de avaliar o grau de condicionamento físico do indivíduo, deixando-o bem preparado. A seguir veja quais são os exames mais indicados:
Exames específicos para avaliar a saúde da tireóide. Quando em desequilíbrio, pode causar queda na produção hormonal (hipotireoidismo) ou sua elevação (hipertireoidismo). Essa alteração hormonal, quando em níveis altos, pode ocasionar em arritmia cardíaca, aumento de temperatura corporal e destruição muscular, intensificados pelos exercícios. Já a queda de hormônios resulta em dores musculares e articulares.
Investiga a quantidade de açúcar no sangue e identifica se há hipoglicemia (açúcar baixo) e hiperglicemia (açúcar alto). Ambos os quadros podem estar associados ao diabetes.
Mede a quantidade de colesterol e seus subtipos na circulação, visando calcular o risco de entupimentos nas artérias e doenças cardiovasculares.
O primeiro revela alterações no ritmo cardíaco, identificando doenças congênitas. Já o segundo, funciona como um ultrassom do coração que capta alterações na estrutura do órgão, desde as mais visíveis até as mais sutis.
O ideal é que seja feito um check-up antes de iniciar as atividades físicas e seja repetido pelo menos uma vez no ano!
Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.