Como o Yoga pode ajudá-lo a se tornar um remador mais completo

Compartilhe
Yoga e remada
Vanessa Mantuani é professora de yoga e remadora de va’a. Foto: Arquivo pessoal Vanessa Mantuani

Um dos maiores prazeres das pessoas que remam é quando a canoa desliza na água, parece que estamos flutuando. Esse momento só acontece quando a sincronização de força, tempo, energia, respiração e o movimento de todos e todas que estão dentro da canoa  manifestam-se num mesmo tempo e ritmo. É lindo de ver!

Agora imagine uma canoa onde todas e todos têm foco, plena atenção, conseguem sustentar a energia por mais tempo sem se distrair, superaram obstáculos com clareza e inteligência e ainda têm músculos para continuar o movimento. Imaginou? Então, o trabalho que precisa ser feito é o treinamento da mente. Esse é o diferencial entre atletas e pessoas que passeiam de canoa. E, é nesse ponto que o Yoga Vajra entra para complementar nosso treino.

Vemos que tem se tornado comum um praticante de remada ter conexão com o Yoga, hoje em dia, o que me alegra muito saber que podemos agregar mais informações aqui de como podemos ajustar as práticas para maior benefício possível, em muitos níveis na vida de um atleta.

No meu caso, treino e dou aula de Yoga Vajra, meditação e estudo os sutras e textos do Darma no CEBB, que tem como referência as escolas Vajrayana do Tibete, há 11 anos. Desenvolvi um método de prática física do Yoga onde usamos o autoequilíbrio e conhecimento aprofundado de nossas energias de presença constante, calor, fluidez e movimento de forma independente das causas e condições externas estarem confortáveis, até porque, nem sempre o mar está favorável, né minha gente?

Yoga e remada
São inúmeros os benefícios que a prática do yoga pode trazer ao exercício da remada, seja individual ou em grupo. Foto: Arquivo pessoal Vanessa Mantuani

O Yoga Vajra e todos os outros métodos de Yoga podem ser usados como uma ferramenta. Usamos os saberes de mestres que, como cientistas, fizeram milhares de “testes” de formas de pacificar a mente para então desvendar todo o potencial inato da nossa natureza. Estamos falando de uma tradição oriental de mais de 10.000 anos, como a maior parte de vocês sabe. Hoje, podemos considerar como uma ciência avançadíssima.

Assim como nós, ocidentais, avançamos na ciência materialista, o que tem sido muito bom, pois nos trouxe essas ferramentas de tecnologia que estamos usando para nos comunicar agora, por exemplo. Imagine um mestre dos Himalaias há 2.500 anos. Para quem esse mestre poderia expor os resultados de sua investigação da mente? Podemos concluir que seria para um número pequeno de pessoas. Mesmo cientistas e médicos trocando informações com representantes das medicinas de outros países, não atingiam um público tão amplo como o que a internet oferece.

Yoga e remada
O Yoga Vajra e todos os outros métodos de Yoga podem ser usados como uma ferramenta para acalmara a mente e fortalecer o corpo. Foto: Reprodução / https://cebb.org.br/

Nesse ponto, fico muito feliz que o Yoga se expandiu e hoje nós temos acesso ao suprassumo dos conhecimentos de saúde e desempenho físico como os já reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nas quais o Yoga está incluído. Vejam que maravilha! (risos). Se você quiser saber mais sobre as origens do Yoga, acesse este link.

Me alegro também pela conexão com o Luciano Meneghello que ofereceu esse espaço de compartilhamento com o Aloha Spirit Mídia e ao Clube de Canoa Havaiana Rio Va´a da Urca aqui no Rio de Janeiro, que me acolheu. Então vou trazer para vocês os estudos e práticas para que desenvolvam o seu melhor potencial na remada e na vida cotidiana onde se reflete.

Nas próximas postagens vou trazer de forma mais didática e experimental as técnicas usadas por monges e yogues do Tibete e do mundo. E, para que esses conteúdos sejam ainda mais proveitosos, conto com a interação de todos. Exponham aqui suas dúvidas, ideias, conclusões, experiências… vamos juntos fazer os remadores brilharem nesse mundão afora.

Podemos começar com os exercícios de respiração (Pranayama) que trazem de forma eficaz a plena atenção, geram energia, acalmam, aquecem ou esfriam o corpo, dependendo de como são realizados.  Aguardem! É preciso realizar trabalhos individuais para que depois, em grupo, tudo flua de forma natural e potente.

*Vanessa Mantuani oferece cursos, workshops, palestras e vivências de formação para professores e terapeutas. Para mais informações acesse seu perfil no Instagram: @vanyogue.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe