
O papel dos esportes aquáticos na infância
Incentivar uma criança a praticar esportes, de uma maneira equilibrada e lúdica, é muito benéfico para ... leia mais
A testosterona, em níveis ideais, possui grande importância na vida das mulheres. Embora eles sejam menores nas mulheres, em comparação aos homens, esse hormônio possui igual importância para ambos.
É fundamental para um bom funcionamento do organismo e pode ajudar inclusive no tratamento de SOP (síndrome de ovário policístico).
Quando ocorre a diminuição dos níveis de testosterona na mulher (seja causado por estresse, sedentarismo, uso de anticoncepcionais ou alimentação irregular), alguns sintomas começam a surgir, como ganho e dificuldade de perda de gordura, falta de energia, perda de massa óssea, entre outros. Tais sintomas agravam-se ainda mais após a menopausa.
Uma ótima forma de retardar a queda desse hormônio é através de hábitos de vida saudável, como se exercitar, sono regular e boa alimentação.
Atividades físicas como o stand up paddle e a canoa havaiana, por exemplo, são alternativas excelentes para manter a forma física e retardar a queda da testosterona. E, no caso das mulheres, o exercício da remada ainda é um importante aliado na prevenção ao câncer de mama.
Lembrando que manter os exames em dia também ajuda a identificar possíveis quedas da testosterona e tratá-la corretamente.
Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.