Aloha Spirit Saquarema decide representantes do Paddleboard para o Mundial da ISA
Aloha Spirit de Saquarema decidirá os remadores de Paddleboard que representarão o Brasil no Mundial da ... leia mais
Desde a década de 50, com a oficialização do Catalina Classic na Califórnia, o paddleboard é uma das modalidades de origem polinésia, com mais tradição no cenário internacional. Mesmo assim, existem dúvidas sobre o nome do esporte: afinal é paddleboard ou prone?
De maneira resumida, o SUP (Stand Up Paddle) passou a ser praticado com frequência no início dos anos 2000. Até o presente momento, a prancha de remada conhecida em todo mundo era o tradicional paddleboard.
Para maior praticidade, o Stand Up Paddle passou a simplesmente ser chamado de “SUP”, mas muita gente, incluindo veículos de comunicação da grande mídia, passou a chamá-lo informalmente de “paddleboard”.
Só que isso gerou um pouco de confusão na distinção entre ambas as modalidades. Sendo assim, o paddleboard tradicional, ou seja, a prancha de remada “pronada”, passou a ser chamado também de “prone” pela mídia especializada.
A propósito, “prone”, que dizer deitado “de barriga para baixo”, era uma forma como os praticantes de paddleboard já se referiam informalmente à modalidade. O que a popularização do SUP fez foi tornar essa designação mais conhecida e indicar uma diferenciação.
No entanto, durante o campeonato mundial de 2019, de SUP & Paddleboard, realizado em El Salvador pela ISA (International Surf Assossiation, entidade responsável pelas duas modalidades), tive a oportunidade de conversar com Antony Vela, diretor da federação internacional. O mesmo informou que o nome adotado pela entidade para nomear a modalidade é paddleboard.
Até mesmo na divulgação e na campanha do evento, a ISA utiliza: SUP & Paddleboard World Championship, Confira as campanhas dos últimos 5 anos A propósito, Antony Vela já remou de paddleboard na M20 e Catalina Classic.
Por falar em M2O, ou simplesmente o evento mais famoso do mundo, Molokai to Oahu, utiliza o mesmo princípio. O evento iniciou exclusivamente com o paddleboard no ano de 1998. Somente no ano e 2007, que o SUP foi inserido. Mesmo assim, Mike Takahashi, criador do evento, mantém o nome original até os dias de hoje: Molokai to Oahu Paddleboard World Championships
Voltando ao evento mais tradicional da modalidade, chama-se Catalina Classic Paddleboard Race. Este aqui realizado desde 1955, prova que está diretamente relacionada com a origem da modalidade, no que se refere a competição, regras e atletas com performance.
Mesmo com todas essas referências, é normal os remadores, produtores de eventos e até mesmo shapers, utilizarem a palavra prone. O que não deixa de ser correto, pois é uma denominação à maneira que se executa na remada, além de estabelecer uma diferenciação da modalidade stand up paddle.