Paddleboard ou Prone? Qual o nome correto da modalidade?

Compartilhe
Prone ou paddleboard
Patrick Winkler durante o Molokabra, atualmente a maior prova brasileira da modalidade. Foto: Marcio Figueiredo/ Knal Esporte

Desde a década de 50, com a oficialização do Catalina Classic na Califórnia, o paddleboard é uma das modalidades de origem polinésia, com mais tradição no cenário internacional.  Mesmo assim, existem dúvidas sobre o nome do esporte: afinal é paddleboard ou prone?

De maneira resumida, o SUP (Stand Up Paddle) passou a ser praticado com frequência no início dos anos 2000. Até o presente momento, a prancha de remada conhecida em todo mundo era o tradicional paddleboard.

Para maior praticidade, o Stand Up Paddle passou a simplesmente ser chamado de “SUP”, mas muita gente, incluindo veículos de comunicação da grande mídia,  passou a chamá-lo informalmente de “paddleboard”.

Só que isso gerou um pouco de confusão na distinção entre ambas as modalidades. Sendo assim, o paddleboard tradicional, ou seja, a prancha de remada “pronada”, passou a ser chamado também de “prone” pela mídia especializada.

A propósito, “prone”, que dizer deitado “de barriga para baixo”, era uma forma como os praticantes de paddleboard já se referiam informalmente à modalidade. O que a popularização do SUP fez foi tornar essa designação mais conhecida e indicar uma diferenciação.

mundial de sup e paddlebard da isa
A ISA, que realiza um Mundial de SUP e Paddleboard desde 2012, mantém a classificação tradicional para diferenciar as modaldiades. Foto: ISA/ Jimenez

No entanto, durante o campeonato mundial de 2019, de SUP & Paddleboard, realizado em El Salvador pela ISA (International Surf Assossiation, entidade responsável pelas duas modalidades), tive a oportunidade de conversar com Antony Vela, diretor da federação internacional. O mesmo informou que o nome adotado pela entidade para nomear a modalidade é paddleboard.

Até mesmo na divulgação e na campanha do evento, a ISA utiliza: SUP & Paddleboard World Championship, Confira as campanhas dos últimos 5 anos A propósito, Antony Vela já remou de paddleboard na M20 e Catalina Classic.

Por falar em M2O, ou simplesmente o evento mais famoso do mundo, Molokai to Oahu, utiliza o mesmo princípio. O evento iniciou exclusivamente com o paddleboard no ano de 1998. Somente no ano e 2007, que o SUP foi inserido. Mesmo assim, Mike Takahashi, criador do evento, mantém o nome original até os dias de hoje: Molokai to Oahu Paddleboard World Championships

paddleboard
Logomarca da M2O. Foto: reprodução

Voltando ao evento mais tradicional da modalidade, chama-se Catalina Classic Paddleboard Race. Este aqui realizado desde 1955, prova que está diretamente relacionada com a origem da modalidade, no que se refere a competição, regras e atletas com performance.

Paddleboard
Logomarca da Catalina Classic. Foto: Reprodução

Mesmo com todas essas referências, é normal os remadores, produtores de eventos e até mesmo shapers, utilizarem a palavra prone. O que não deixa de ser correto, pois é uma denominação à maneira que se executa na remada, além de estabelecer uma diferenciação da modalidade stand up paddle.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe