Marcos Monteiro e Paulo Vasco: as revelações do paddleboard em 2023

Compartilhe
Paulo Vasco e Marcos Monteiro
Originalmente atletas do surfe, Paulo Vasco (à esq.) e Marcos Monteiro (à dir.) apresentaram grande aptidão no Prone Paddleboard. Foto: Arquivo pessoal / reprodução

Ano após ano surgem novos nomes no padddleboard, não necessariamente atletas adolescentes, mas atletas renomados vindos de outras modalidades aquáticas, como surf, longboard, SUP, canoa VA’A, por exemplo. O ano de 2023 teve a estreia de dois watermen que prometem esquentar a disputas nos eventos nacionais: Marcos Monteiro (RJ) e Paulo Vasco (CE).

Marcos Monteiro, guarda-vidas de Saquarema, é um dos mais consagrados surfistas de ondas grandes no país, principalmente na remada (sem o auxílio de jet-ski). O veterano atleta de 48 anos tem vasta experiência de surfe no México, Havaí, Chile, Peru, Portugal e em lugares do Brasil com tradição no “big surf”, como Saquarema, no Rio de Janeiro, Praia do Cardoso e Praia da Vila,  em Santa Catarina.

Paulo Vasco e Marcos Monteiro
Marcos Monteiro (de branco) bota pra baixo na Praia do Cardoso ao lado de Lucas Chumbo. Foto: @moisatrindade

Monteiro competiu o Ultimate Paddle Brasil, que aconteceu na cidade de Arraial do Cabo (RJ) ano passado. Teve uma estreia duríssima no evento, ainda mais com a presença de Jader Andrade e Patrick Winkler, que brigavam pelo titulo do campeonato brasileiro e a vaga para o campeonato mundial da ISA (International Surf Assossiation). Monteiro participou da prova longa de 12km e da prova técnica, de 6km. Em ambas as disputas teve forte largada, manteve um ritmo excelente de remada e fez boas curvas de boias, conquistando a medalha de bronze nas duas provas, com tempos honrados.

Marcos Monteiro (de prancha amarela) “colado” em Jader Andrade e Patrick Winkler durante o Ultimate Paddle Brasil. Foto: Reprodução

Saindo do Rio de Janeiro e subindo para o Ceara, capital dos ventos, temos o professor Paulo Vasco. O waterman, que é nascido no Amazonas e radicado no Ceará, sempre foi atleta do surfe, porém, em Fortaleza existe a baixa temporadas de ondas. Neste período, Vasco passou a remar de SUP Race para manter o condicionamento físico e ter novas experiências. Em pouco tempo já era uma das maiores referências da modalidade em seu estado.

Paulo Vasco na famosa raia de downwind do Ceará. Foto: arquivo pessoal

Mas o desejo de Paulo Vasco não parava por aí. Há quase dois anos iniciou no paddleboard e já treinando nos melhores ventos do país, remando no constante downwind da da região. Em 2023, no consagrado Molokabra foi o grande campeão da categoria Stock (tamanho até 12 pés). Vale lembrar que o campeão da categoria Unlimited (pranchas sem limites de tamanho), foi o baiano Rodrigo Nova. Paulo Vasco já conhecia muito bem as raias de vento de Fortaleza até Cumbuco, o que fez sua evolução no paddleboard ser consideravelmente rápida.  Uma curiosidade é que sua habilidade com a água vai além da remada, pois o educador físico também é um ótimo nadador e atleta de aquathlon.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe