Cap Optimist: remadoras começam o desafio rumo à Polinésia

Compartilhe
cap optimistic
A espanhola Itziar, de 34 anos, dá início ao desafio partindo da baía de Lima acompanhada por dois remadores de “caballitos de totora” vestidos à caráter. Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (04), as seis remadoras do projeto “Cap Optimist” deram início ao desafio de percorrer, remando de paddleboard, os 8 mil km que separam o Peru de Moorea, na Polinésia Francesa.

As seis mulheres (cinco francesas e uma espanhola) remarão de forma alternada uma prancha de prone paddleboard, dia e noite, acompanhadas por um catamarã oceânico.

Stéphanie Barneix, Emmanuelle Bescheron, Alexandra Lux, Itziar Abascal, Margot Calvet e Marie Goyeneche são atletas e especialistas em resgate costeiro, com idades entre 22 e 47 anos. Cada uma remará em média quatro horas por dia, revezando a cada hora.

A expedição teve início na tarde de quinta. A espanhola Itziar, de 34 anos, foi a primeira a deixar a baía de Lima, em cima da prancha, impulsionada por suas braçadas.

Ela foi escoltada por dois pescadores locais, vestidos com trajes típicos, a bordo de “caballitos de totora”, jangadas rústicas feitas de uma planta aquática sul-americana usada para navegar e pescar no Peru desde os tempos antigos.

É um grande desafio esportivo poder fazer esta grande travessia (…) Tive experiências muito próximas com o cancêr com os meus pais, elas me ensinaram que é preciso nunca desistir, é preciso sempre seguir em frente”, declarou Itziar, antes de começar o desafio.

Batizada de “Cap Optimist”, essa aventura beneficente procura demonstrar que o esporte pode ser um motor de superação e recuperação emocional para pacientes de câncer.

As remadoras pretendem fazer um trajeto semelhante ao da lendária expedição Kon-Tiki, quando o navegador norueguês Thor Heyerdahl, realizou uma travessia do Peru à Polinésia Francesa usando uma réplica de uma embarcação ancestral. A chegada à ilha de Moorea está prevista para meados de março.

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar a trajetória das remadoras em tempo real, acesse capoptimist.com.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe