Baianos e paulistas agitam calendário de paddleboard no fim de 2021

Compartilhe
calendário paddleboard
Campeão do Molokabra 2021, Rodrigo Nova está entre os favoritos ao título da 2º etapa do campeonato baiano. Foto: Arquivo pessoal

No cenário nacional, tradicionalmente, Bahia e São Paulo representam a maior força do prone paddleboard brasileiro. E seguindo essa lógica, esses dois estados confirmaram a realização de três campeonatos importantes para este último trimestre de 2021.

No dia 23 de outubro, em frente ao Yacht Clube de Salvador acontece a 2º etapa do campeonato baiano, com a presença confirmada dos melhores remadores de prone do estado. O evento conta com provas de 6 km e 9 km. 

A competição será intensa, sendo que no masculino Rodrigo Nova (vencedor do Molokabra), Jader Andrade e José da Glória, estão entre os favoritos ao título, mas sem deixar de mencionar presenças importantes como a dos pioneiros Maurcio Abubakir e Genauto França.

Destaque também para categoria feminina, onde veremos o resultado de Sinara Pazzos, que contribuiu em muito com a crescimento de praticantes do sexo feminino no prone não somente em Salvador, mas em outros estados brasileiros.

Uma última peculiaridade sobre a Bahia é a característica predominante de provas com pranchas Unlimited (acima de 14 pés).

green islands 2020
Competidores do Prone Paddleboard durante o Green Islands 2019, válido pelo campeonato paulista. Foto: Allmada Supirados

Já no dia 06 de novembro, na praia do Sapê, em Ubatuba, acontece o campeonato paulista com duas distancias: 3 km para iniciantes e 12 Km para a Elite.

Os principais atletas de estado estarão presentes, como veteranos Rogerio Melo, Felipe Barone, Ricardo Allmada, Renato Peniche e o bicampeão da prova, Patrick Winkler.

Contudo, engana-se quem pensa que os “locais” irão dominar o evento, pois Nando Grillo, de Santa Catarina (campeão do Molokabra na categoria stock), já confirmou presença e vem uma vez mais participar do “Paulistão’.

Outro destaque que vale mencionar é a participação de Arthur Santacreu, que foi campeão mundial de SUP Sprint e agora vem se dedicando ao prone paddleboard.

calendário paddleboard
Patrick Winkler irá brigar pelo tricampeonato paulista. Foto: Marcio Figueiredo/ Knal Esporte

Por fim, no mês de dezembro, teremos a volta do Festival Brasileiro de Remada, em Santos. Este, que foi um dos primeiros campeonatos de parddleboard da história do Brasil, vem com a quarta edição cheia de novidades, prometendo mais uma raia cheia de competidores na cidade que é um dos berços do prone no Brasil.

Contudo, embora devamos enaltecer essas três competições, fica o sentimento de que faltam mais eventos abertos ao prone paddleboard, e espera-se que em breve outros estados promovam seus próprios campeonatos para o ano de 2022.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe