850 remadores no nacional de va’a da Nova Zelândia

Compartilhe
nacional de vaa nova zelandia
A competição, considerada a mais importante da Nova Zelândia, contou com a participação de 850 remadores com idades entre 16 e 70 anos competindo ao longo de dois dias de disputa. Foto: Reprodução

Após seu adiamento em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância da Nova Zelândia, “Waka Ama Long Distance Nationals”, voltou a ser realizado no último final de semana em Picton, cidade na região de Marlborough, na Ilha Sul do país.

A competição, considerada a mais importante da Nova Zelândia, contou com a participação de 850 remadores com idades entre 16 e 70 anos competindo ao longo de dois dias de disputa.

As categorias incluíram provas em canoas para seis, três, dois e um remador, que na Nova Zelândia são designadas pelas siglas W6, W3, W2 e W1, respectivamente.

As divisões incluem Juvenil, Open, Master, Grand-Master e Parava’a, disputadas em Feminino, Masculino, Misto e Parava’a, nas distâncias de 10km, 16km e 24km.

nacional de va'a nova zelandia
As categorias, divididas por idade, incluíram provas em canoas para seis, três, dois e um remadores. Foto: Reprodução

Sete anos atrás, o campeonato nacional de longa distância foi realizado com a participação de 240 remadores. Hoje temos aqui 850, então, temos um grande avanço em número de adeptos nesse tempo. No próximo ano [o campeonato] será em Waitangi e possivelmente teremos um número ainda maior de inscritos”, conta Lara Collins, CEO da Waka Ama New Zealand.

Para o diretor de prova, Mike Beech, o campeonato promoverá um grande impulso para a canoagem polinésia na região.

Nosso clube local tem entre 20 a 30 remadores registrados e agora esperamos aumentar esse número”, disse, acrescentando que após a realização do campeonato nacional há um projeto para introduzir o va’a em escolas secundárias da região.

nacional de vaa nova zelandia
Ídolo do Waka Ama neozelandês, Tupuria King venceu na W1 e sua equipe, H.O.T., (foto) ficou com a primeira colocação na W6 Open. Foto: Reprodução

Meg Chittenden de Nelson, que fez sua primeira prova de longa distância, disse ao jornal loca que embora tenha achado a corrida de 16 km “um pouco difícil”, ela adorou competir.

Os comerciantes locais também aprovaram: “Foram dois dias ótimos com pessoas de todo o país”, disse o vendedor Joshua Joseph.

Entre os mais experientes, o ídolo do waka ama neozelandês, Tupuria King, confirmou seu favoritismo vencendo na W1. Sua equipe, H.O.T, foi a grande campeã na categoria W6 Open.

Os resultados e tempos de todas as categorias podem ser conferidos em wakaama.co.nz/racecalendar/lookup.

Compartilhe