Regras para a convocação do Sul-Americano e Mundial da ISA de SUP e Paddleboard
CBSUP e CBS lançam edital que define a formação da equipe que representará o Brasil no Mundial da ISA de ... leia mais
O paddleboard esteve presente em quase todas as etapas do Aloha Spirit Festival, desde 2010. Algumas edições com bastante relevância e outas com participações mais tímidas. Para os preparativos do circuito de 2024, foram discutidas diversas maneiras de atender aos remadores de alto rendimento quanto ao atleta que busca sua primeira prova oficial de paddleboard.
Quando o assunto envolve inclusão e inovação, ninguém melhor do que o veterano Ricardo Almada, um dos remadores com maior participação nos festivais esportivos por todo Brasil e também um grande incentivador do paddleboard da categoria PCD. Após algumas reuniões, a inovação apresentada foi a inserção da prova Técnica de paddleboard no Aloha Spirit Festival para todos os remadores. Mas como funcionaria na prática?
A prova apresenta distâncias de 3km, com enorme quantidade de curvas de boia, alternância de velocidade e dinâmica para o público expectador
Será exatamente a mesma prova técnica e percurso da categoria SUP Elite. No Festival, serão baterias separadas, com uma bateria 100% exclusiva para todos os remadores de paddlebaord.
Ação que agrada os atletas de alto rendimento, pois a federação mundial da modalidade, ISA (International Surf Association), sempre utiliza o mesmo percurso para atletas de SUP e Paddleboard.
A grande dificuldade do atleta amador, são as distâncias. Provas com 10K ou mesmo 5k, não são atrativas para o iniciante. Acredita-se que 3k é uma metragem mais assertiva para a tentativa de uma primeira prova oficial. Outro fator importante é que as boias ficam posicionadas próximas à margem, apresentando ainda mais a segurança para o atleta iniciante.
Até o ano passado, a provas de paddleboard eram realizadas juntas com a prova de longa distância de SUP, que aconteciam aos sábados. A partir de 2024, a prova acontece somente no domingo.
Esta sim, continua no sábado, no mesmo horário da largada do SUP. Como a prova técnica exige mais dinamismo da organização, fica mais prudente manter a categoria PCD no sábado, com mais folga de tempo para os Staffs.
“Nos últimos anos o Aloha Spirit Festival vem apresentando alterações no paddleboard, em 2023 as provas foram de 5k, em 2022 as provas tinham duas distancias (10K e 3k) e o evento sempre se mostrou interessado em projetar o paddleboard da melhor maneira possível. Acreditamos que este modelo de 2024 seja mais atrativo para os atletas de elite, amadores e também para as transmissões de Webtv, simultaneamente” Comenta João Castro, criador do Aloha Spirit Festival.
“Inovações sempre são bem-vindas, ainda mais em uma modalidade tão tradicional quanto o paddleboard. Nos esforçamos muito para elaborar esta nova versão de 2024 e acredito que chegamos no formato ideal para a modalidade e para o evento” Comenta Ricardo Allmada, que é o responsável pela maior assessoria esportiva do paddleboard no estado de São Paulo (SUPIrados).
O paddleboard está confirmado nas etapas de: Ilhabela, Saquarema e Maceió. Para saber mais sobre a competição acesse: alohaspirit.com.br.