Troca de experiências entre Brasil e Portugal fortalece projetos sociais náuticos

Compartilhe
projetos sociais nauticos
Luciano Guerra e Anderson Carvalho “Peixe” se encontraram no dia 6 na Marina de Oeiras, em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

Atletas e coordenadores de projetos sociais, Anderson Carvalho “Peixe” e Luciano Guerra, se encontraram no dia 6 de junho de 2023 na Marina de Oeiras, em Portugal, para uma importante troca de experiências relacionadas aos projetos sociais envolvendo o desporto náutico. Segundo Peixe, treinador de Va’a e Sup no CMCS e parceiro do Projeto Anita na Praia de Carcavelos com foco em crianças e pessoas com deficiência, “Este intercâmbio é extremamente importante tanto para Portugal quanto para o Brasil.”

Luciano Guerra, velejador da classe oceano e Coordenador da Escola Social Náutica da Ilha Grande no Rio de Janeiro (escoladeveladailhagrande.com.br), chegou a Portugal no dia 26 de maio em uma velejada. Foram percorridas mais de 4500 milhas náuticas em 31 dias, desde Maceió, no Nordeste do Brasil, até a cidade de Lisboa. O objetivo dessa travessia era entregar um veleiro de 45 pés aos seus proprietários, estabelecer intercâmbio com projetos sociais náuticos em Portugal e auxiliar o amigo Peixe em futuros projetos, promovendo a integração entre a canoa e os profissionais da vela.

Luciano afirma que é de extrema importância que todos os projetos ultrapassem as barreiras da distância e das fronteiras para trabalharem em conjunto, compartilhando não apenas os aspectos positivos, mas também as dificuldades. Ele destaca que, dessa forma, os trabalhos se fortalecem e oferecem cada vez mais qualidade para aqueles que se beneficiam dos projetos. Segundo ele, a multiculturalidade desse processo é fantástica, e no mundo da vela oceânica, as trocas refletem o mar, onde as fronteiras são literalmente invisíveis.

Durante o encontro, os dois discutiram bastante sobre o modelo de apoio aos projetos sociais esportivos em cada país. Peixe destacou que Portugal é um ótimo exemplo para o Brasil, pois aqui há uma visão clara de que o desporto náutico faz parte da cultura, é uma ferramenta transformadora e traz muitos benefícios para a sociedade. Luciano complementou dizendo que o Brasil tem muito espaço para crescer e se desenvolver nesse aspecto, pois a prática esportiva, quando enraizada na população, proporciona economia na área da saúde e segurança pública. Para ele, o esporte é uma das melhores ferramentas para promover o bem-estar físico e mental para todos.

O velejador brasileiro, que visita frequentemente Portugal e se hospeda na casa da campeã portuguesa de surf Patrícia Lopes, expressa sua admiração pelo país, sua cultura e seu povo, e afirma estar novamente aqui para aprender com essa maravilhosa nação.

Anderson Peixe, um dos responsáveis pela consolidação do Projeto Social da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, enfatizou a importância da participação não apenas da sociedade, mas também do Estado e da iniciativa privada no apoio a projetos dessa natureza. Segundo ele, em Portugal o apoio é integral, com a participação das famílias, das empresas e do Estado sendo total e imediatamente aceita.

Por sua vez, Luciano ressalta que essa é sua primeira experiência com esse tipo de atividade (projetos sociais), mas ao longo de quase três anos trabalhando com crianças e adolescentes no Brasil, ele tem aprendido como as coisas funcionam em seu país. Isso o leva a perceber que não faltam recursos financeiros no Brasil, que é um país rico, mas é necessário empregar esses recursos de forma mais eficiente.

A conversa entre os dois foi encerrada com a promessa de que a integração entre Brasil e Portugal nesse tipo de projeto não pode parar. As duas nações são irmãs na língua e na cultura, e podem se beneficiar muito disso.

Peixe conclui a conversa deixando as portas abertas para todos aqueles que desejam se beneficiar da prática do esporte náutico em sua base em Oeiras, e faz um convite para visitarem, mesmo que virtualmente, a Escola Social Náutica da Ilha Grande, um grande exemplo de trabalho feito com amor e carinho.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe