O legado de Bob Purdy
O canadense Bob Purdy, fundador da “Paddle for the Planet” e um dos mais influentes defensores do uso do ... leia mais
No último sábado (27), como parte das comemorações do aniversário da cidade de Santos promoveu um remadão da Praia da Aparecida ao José Menino, ação que envolveu recolhimento de resíduos flutuantes, atividades na areia e música ao vivo.
Lar do maior porto da América Latina, com mais de sete quilômetros de orla e sendo a primeira cidade do mundo, segundo a Unesco, a incluir o tema Cultura Oceânica no currículo das escolas públicas municipais, Santos uniu mais de 400 amantes dos mais diversos segmentos aquáticos no passeio.
Entre as modalidades que enfrentaram os sete quilômetros de percurso, estavam a canoa havaiana OC6, remo coastal, OC1 (canoa individual), OC2 (canoa para duas pessoas), surfski, prone paddleboard e stand up paddle, surfistas com suas pranchas e outros tipos de barcos a remo.
Os participantes percorreram a orla santista, em um circuito delimitado por boias, retornando ao ponto de partida ao alcançar o emissário submarino (José Menino). Durante o percurso, houve coleta de lixo flutuante, como sacolas, copos, canudos, garrafas, tampas, entre outros.
Na areia, outra turma recolheu resíduos diversos, entre plásticos, bitucas de cigarro e até metais. Em frente ao Aquário Municipal (Ponta da Praia), as ações em terra firme ainda envolveram atividades ligadas à sensibilização ambiental, por meio de ONGs parceiras que expuseram esqueletos de animais aquáticos, livros, peças de arte produzidas com resíduos marinhos, entre outros itens. Para finalizar o passeio, os participantes puderam curtir o show da dupla Danny Romano e Edu Netuzzi.
Realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a atividade faz parte do conjunto de ações que buscam mobilizar os setores públicos e privados em ações coordenadas à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), oficializada pela lei 85/2021, no Calendário Oficial do Município, intitulado ‘Dia Municipal Santos pelo Oceano’.
A Liga Va’a auxiliou na organização da ação, que contou com o apoio do Instituto Marazul, Surf Limpeza, Instituto Pró Ação Esporte e Meio Ambiente, Mantas do Brasil, Huber Artista, Integral Surf Treino, Empresto Minhas Pernas, Niltex e Colégio Jean Piaget.
Fonte: PMS