Santa Catarina libera surfe e remada individual, entre outras atividades
Governo publicou três novas portarias com regras de circulação em academias e comércio, além da prática ... leia mais
Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, retomou, no último dia 15, suas atividades em Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, com seus mais de 130 alunos.
A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da WestRock, empresa fornecedora de soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, reúne jovens, com idade entre 10 e 18 anos, de três diferentes escolas do ensino público no Balneário Beiraçude. Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental. Os estudantes também recebem apostila, camiseta e boné.
O projeto terá duração até junho, quando, no dia 03 (sábado), terá seu encerramento oficial, com um festival esportivo, com várias atividades, gincana e apresentação das canoas e pranchas. Todos que participarem receberão uma medalha de sustentabilidade.
A diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock, Cynthia Wolgien, afirma que realizar a parceria com o Desvendar Canoagem é um compromisso da empresa com ações de sustentabilidade que impactem positivamente as pessoas e o meio ambiente. “Acreditamos que é nossa responsabilidade oferecer oportunidades para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. As crianças e jovens que participam do projeto aprendem sobre educação ambiental, colaboração e inclusão por meio do esporte”, pontua.
O projeto irá adotar núcleos pela cidade. Ainda há vagas, e os alunos interessados devem fazer as inscrições junto a um responsável, por meio de um link disponibilizado por professores dos colégios. As aulas são às quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar.
Caso um núcleo não atinja o número de vagas, serão abertas outras para as demais escolas previamente selecionadas em parceria com a Secretaria de Educação do munícipio.
A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.
“A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalece o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”, afirma Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e Gerente do Projeto Desvendar Canoagem Pacajus.
O Projeto Desvendar Canoagem é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com patrocínio WestRock.