Sebastian Gomez sofre grave lesão em Desert Point e pede ajuda
Considerado um dos maiores expoentes da nova geração do surfe com remos sul-americano, o peruano ... leia mais
A Polícia Federal já localizou em Itajaí (SC) a embarcação envolvida com o incidente em mar aberto onde uma baleia da espécie jubarte teve sua cauda arrancada.
O caso ganhou repercussão nacional após um vídeo gravado pelos pescadores ser divulgado nas redes sociais causar grande comoção.
As imagens mostram a cauda decepada da baleia presa aos cabos de aço do barco, enquanto o mamífero aparece próximo à proa da embarcação, em meio a manchas de sangue.
Após ser identificado pela PF, o barco, proveniente da cidade de Navegantes (SC) foi obrigado a retornar à costa e agora se encontra apreendido em Itajaí (SC).
Agentes do IBAMA lavraram quatro autos de infração e o proprietário e o mestre da embarcação irão responder por matar a baleia se confirmada a responsabilidade pelo acidente, já que ela dificilmente sobrevive sem sua cauda.
Além do crime contra a baleia jubarte, animal protegido por lei desde 1987 (Lei Nº 7.643/1987), a embarcação, que utiliza rede de arrasto para pesca de camarão, também não estava autorizada a executar a atividade devido ao defeso da espécie, que se estende até 31 de maio.
A Polícia Federal ainda não divulgou detalhes da investigação sobre apuração da responsabilidade dos pescadores pelo crime.
Segundo especialistas, trata-se de uma baleia em idade juvenil que possivelmente estava indo na direção da Bahia, para onde a espécie migra no inverno.
As informações são de O Diarinho de Itajaí.