Lesões mais comuns em remadores (e como evitá-las)
Conheça as lesões mais comuns em remadores e saiba como evitá-las
Você já ouviu falar em Odontologia do Esporte? A especialidade da odontologia tem como foco os atletas de alto rendimento, que buscam melhor desempenho físico e a prevenção de lesões, mas vem sendo cada vez mais procurada por atletas amadores e praticantes de atividades físicas em geral. Isto porque, a saúde bucal dos atletas está diretamente relacionada ao rendimento em treinos e competições e, caso haja algum problema ou irregularidade orofacial, procurar um dentista especializado pode ser a solução.
Traumatismos dentários, erosões provocadas por certas bebidas e alimentos, má oclusão dentária e problemas de respiração estão entre os principais fatores que podem prejudicar o desempenho dos atletas. Eles podem causar fadiga, perda de sono, alterações de humor e alterações no equilíbrio, por exemplo.
Muito além do desenvolvimento de protetores bucais, como os utilizados por lutadores de boxe e MMA, a Odontologia do Esporte também é responsável pela detecção de doping pela saliva. Através do exame de DNA, coletado com uma amostra de material genético simplificado (células da mucosa interna das bochechas e da saliva), é possível ainda identificar predisposições genéticas para uma modalidade esportiva.
“O objetivo da Odontologia do Esporte é investigar, tratar e reabilitar a saúde bucal de atletas amadores e profissionais, garantindo a estes melhor desempenho em suas atividades. É crescente o número de pessoas que praticam atividades esportivas em busca de qualidade de vida, mas a falta de informação e de acompanhamento adequado também vem elevando o número de ocorrências orofaciais nos consultórios dentários“, explica a dentista Rafaella Reis – Especialista em Odontologia do Esporte.
Ainda de acordo com a Dra. Rafaella Reis, em parceria com outras áreas da saúde, a Odontologia do Esporte pode ajudar o atleta a compreender melhor seu tipo de fibra muscular, suas fragilidades e potencialidades. E se esse acompanhamento acontece ainda na infância, nas categorias esportivas de base, os resultados são ainda melhores. Dentro da especialidade, Rafaella tem se dedicado principalmente à pesquisa e tratamento de atletas de esportes do mar, como o surfe e a canoa polinésia.
“Comecei a praticar canoa polinésia e a observar o tipo de movimento que os atletas realizam. A dinâmica dos ombros, a intensidade da força e o contato frequente da saliva com a água do mar podem dizer muito sobre a saúde bucal dos remadores. Como nosso consultório fica em Cabo Frio/RJ, uma das cidades mais propícias à prática de atividades no mar, tenho me dedicado à pesquisa e a difusão da importância da saúde bucal neste cenário“, declara Rafaella.
Então, fica a dica. Atletas amadores e profissionais devem procurar o quanto antes um profissional especializado. O tratamento certo pode fazer a diferença não apenas no pódio, mas na vida!
Serviço:
Dra. Rafaella Reis – Dentista do Esporte
Consultório: Av. Teixeira e Souza, nº 199 / sala 205 – Centro – Cabo Frio/RJ
Tel.: 22 98839-3037