Museu Marítimo do Brasil tem local definido

Compartilhe
Museu Marítimo do Brasil
Simulação em maquete eletrônica da fachada do Museu Marítimo do Brasil. Foto: Reprodução

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) divulga imagens aéreas da localização da futura construção do Museu Marítimo do Brasil, com projeto arquitetônico definido a partir do concurso público nacional, que elegeu Rodrigo Quintella Messina e sua equipe como vencedores.

O Museu Marítimo do Brasil se integrará ao circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais.

Com local e projeto arquitetônico definidos, o Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), dá detalhes sobre a proposta temática do museu:

“Nosso objeto fundamental será a história marítima do Brasil, seu passado, presente e perspectivas futuras, sua pluralidade e seu vasto espectro de abrangências. O novo museu será destinado à amplitude marítima a nível nacional, com instâncias culturais, simbólicas, religiosas, míticas, econômicas e ambientais de mares e rios brasileiros. O nosso maior objetivo é criar uma consciência marítima na população.

No vídeo abaixo, é possível conferir imagens que levam ao local onde será erguida a instituição, no Espaço Cultural da Marinha, que será revitalizado:

Segundo o curador Evandro Salles, o Museu Marítimo do Brasil vai trazer também uma abordagem que complementa as questões puramente técnicas e científicas:

“Vamos tratar de questões humanas, de um ponto de vista maior que abarca toda a história da cultura. E o mar é central nesse viés. Para além disso, o objetivo é proporcionar uma experiência. Dar espaço para cada pessoa viver aquilo a partir da sua perspectiva, aproveitando essa oportunidade de convergência de temas.”

A escolha da Cidade Maravilhosa é também significativa na conceituação temática da instituição:

“Estar localizado no mais famoso entre os portos brasileiros dará ao museu os instrumentos para revelar o papel da cidade na formação da nacionalidade brasileira historicamente constituída. A definição do local se deu também diante da necessidade de oferecer ao público uma instituição integrada com o Espaço Cultural da Marinha e condizente com a reurbanização da região portuária”, explica Salles.

Recentemente, o Museu Marítimo do Brasil começou a ganhar um formato no imaginário público a partir de imagens que podem ser encontradas neste link e que são parte do projeto vencedor do concurso arquitetônico do Museu, realizado pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil e a regional fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ).

Diretoria do Patrimônio Histórico e documentação da marinha

Com sede no Rio de Janeiro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) é responsável por promover estudos e pesquisas, consolidar e publicar documentação sobre assuntos relativos à cultura marítima, além de propor normas relativas às atividades histórico-culturais da Marinha do Brasil, entre outros atributos.

Estão sob sua administração o Museu Naval, o Arquivo da Marinha, a Biblioteca da Marinha, a Editora SDM, e o Espaço Cultural da Marinha, onde o público pode visitar o Navio-Museu Bauru, o Submarino-Museu Riachuelo, a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero-Museu Sea King, o Avião Caça AF-1 Skyhawk e o Carro de Combate Cascavel.

Além disso, o Espaço é o porto de partida para que o público possa embarcar no histórico Rebocador-Museu Laurindo Pitta, que participou da Primeira Guerra Mundial, para fazer um Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara, e, ainda, para zarpar rumo à Ilha Fiscal, palco do último baile do Império, para uma visita mediada.

Espaço Cultural da Marinha

Construído em 1995, no píer da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro – que adquirira aquela área das antigas Docas da Alfândega – e inaugurado em 20 de janeiro de 1996, o Espaço Cultural da Marinha está localizado no coração do Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro.

Devido à demolição do Elevado da Perimetral, fechou ao público em fevereiro de 2014, voltando a operar mais de dois anos depois, em 2016, por ocasião das Olimpíadas, com os passeios à Ilha Fiscal e pela Baía de Guanabara, e as visitas aos navios-museus, recebendo 97 mil visitantes no período. Desde então, ano a ano, o Espaço Cultural da Marinha tem atraído cada vez mais público. Em 2019, antes da pandemia, recebeu mais de 200 mil visitantes.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe