Ruas alagadas geram protesto de remadores em Belém (PA)
Em protesto pacífico, remadores de Belém chamam a atenção para o problema das enchentes e fazem um alerta ... leia mais
A cidade de Manhattan Beach, na Califórnia (EUA) poderá receber uma estátua de três remadores de prone paddleboard para homenagear tradicional prova de Catalina Classic Paddleboard Race. A prova, fundada em 1955, é realizada anualmente na região, com largada em Two Harbors, na Ilha de Catalina de onde os competidores de paddleboard remam por 32 milhas até chegar ao píer de Manhattan Beach.
A escultura será feita de bronze em tamanho real e poderá ser instalada em uma área sem uso do estacionamento de Manhattan Beach, ao sul do píer.
O remadores veteranos da Catalina Classic, Tom Horton, Brian Kingston, Ed McKeegan e Michael Lee, estão à frente do projeto e tem uma audiência marcada com a Câmara Municipal da cidade na próxima semana para formalizar o pedido e a possível aprovação.
O projeto original da escultura foi inspirado na estátua icônica de Duke Kahanamoku na praia de Waikiki, no Havaí. Porém, após consultas prévias com autoridades locais, os remadores foram aconselhados a incluir na estátua uma figura feminina. Dessa forma, a questão foi resolvida com a inserção de três remadores, sendo um, uma mulher.
Uma vez autorizada a instalação da estátua em Manhatam Beach, o comitê dará início a um projeto de captação de recursos. De acordo com os remadores, a escultura deverá ter um custo aproximado de cem mil dólares, que deverá ser custeado totalmente pela iniciativa privada.