
Paracanoagem brasileira conquista quatro medalhas em Paris 2024
Dobradinha histórica de Fernando Rufino e Igor Tofalini na VL2 200m encerra campanha vitoriosa da ... leia mais
Inspirada na estátua de Duke Kahanamoku, em Waikiki, escultura terá três remadores de paddleboard na orla de Manhattan Beach. Foto: Reprodução
A cidade de Manhattan Beach, na Califórnia (EUA) poderá receber uma estátua de três remadores de prone paddleboard para homenagear tradicional prova de Catalina Classic Paddleboard Race. A prova, fundada em 1955, é realizada anualmente na região, com largada em Two Harbors, na Ilha de Catalina de onde os competidores de paddleboard remam por 32 milhas até chegar ao píer de Manhattan Beach.
A escultura será feita de bronze em tamanho real e poderá ser instalada em uma área sem uso do estacionamento de Manhattan Beach, ao sul do píer.
O remadores veteranos da Catalina Classic, Tom Horton, Brian Kingston, Ed McKeegan e Michael Lee, estão à frente do projeto e tem uma audiência marcada com a Câmara Municipal da cidade na próxima semana para formalizar o pedido e a possível aprovação.
Três figuras de bronze em tamanho natural que celebram a de Catalina Classic Paddleboard Race. Foto: Reprodução
O projeto original da escultura foi inspirado na estátua icônica de Duke Kahanamoku na praia de Waikiki, no Havaí. Porém, após consultas prévias com autoridades locais, os remadores foram aconselhados a incluir na estátua uma figura feminina. Dessa forma, a questão foi resolvida com a inserção de três remadores, sendo um, uma mulher.
Uma vez autorizada a instalação da estátua em Manhatam Beach, o comitê dará início a um projeto de captação de recursos. De acordo com os remadores, a escultura deverá ter um custo aproximado de cem mil dólares, que deverá ser custeado totalmente pela iniciativa privada.