Jogos Olímpicos já têm nova data

Compartilhe
Ítalo Ferreira representará o Brasil na estreia do surfe nos jogos olímpicos
Italo Ferreira representa o Brasil na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos. Foto: WSL

O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (TOCOG) e o governo japonês anunciaram nesta segunda-feira (30), que os Jogos Olímpicos já têm nova data: 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Com isso, o evento é postergado em um ano, já os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.

Com essas mudanças, a Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) altera o calendário das Seletivas Continentais.

Segundo o COI, a decisão é baseada em três princípios estabelecidos por seu Conselho Executivo: proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos com os Jogos; preservar os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e respeitar o calendário esportivo mundial.

Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Jogos Olímpicos acontecerão um ano após data original. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a definição de uma nova data é positiva para os atletas e treinadores brasileiros, uma vez que a periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo.

A Federação Internacional de Canoagem – (ICF em Inglês), também se posicionou sobre a data escolhida, disse que esse foi o resultado mais justo para os atletas e oficiais, que agora esperam ter a chance de realizar uma preparação completa antes dos Jogos.

A notícia também foi bem recebida no meio do surfe, que fará sua estreia olímpica em Tóquio.

Mais da metade das 40 vagas para o surfe já estão asseguradas por meio do ranking da WSL, como é o caso dos brasileiros Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.

No entanto, haverá ainda a realização da seletiva por meio do ISA World Surfing Games, que estava agendado para ocorrer em maio, em El Salvador, mas que será transferido para nova data a ser confirmada nas próximas semanas.

Compartilhe