M2O tem sua 24ª edição neste domingo
Neste domingo, 28 de julho, teremos a terceira edição M2O, lendária prova de travessia de cerca de 52 km, ... leia mais
O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (TOCOG) e o governo japonês anunciaram nesta segunda-feira (30), que os Jogos Olímpicos já têm nova data: 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Com isso, o evento é postergado em um ano, já os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.
Com essas mudanças, a Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) altera o calendário das Seletivas Continentais.
Segundo o COI, a decisão é baseada em três princípios estabelecidos por seu Conselho Executivo: proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos com os Jogos; preservar os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e respeitar o calendário esportivo mundial.
Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a definição de uma nova data é positiva para os atletas e treinadores brasileiros, uma vez que a periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo.
A Federação Internacional de Canoagem – (ICF em Inglês), também se posicionou sobre a data escolhida, disse que esse foi o resultado mais justo para os atletas e oficiais, que agora esperam ter a chance de realizar uma preparação completa antes dos Jogos.
A notícia também foi bem recebida no meio do surfe, que fará sua estreia olímpica em Tóquio.
Mais da metade das 40 vagas para o surfe já estão asseguradas por meio do ranking da WSL, como é o caso dos brasileiros Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.
No entanto, haverá ainda a realização da seletiva por meio do ISA World Surfing Games, que estava agendado para ocorrer em maio, em El Salvador, mas que será transferido para nova data a ser confirmada nas próximas semanas.