Remador de SUP é atacado por tubarão no Havaí
No último sábado (31), um homem de 25 anos e seu pai estavam remando no outside de Kukio, na ilha de Big ... leia mais
Dando continuidade à sua missão de difundir o conhecimento em prol do fortalecimento do mercado esportivo nacional, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), está abrindo as inscrições para o processo seletivo de 16 cursos gratuitos de capacitação. Atletas, treinadores, gestores, profissionais do esporte e público em geral podem se cadastrar para concorrer às vagas. O procedimento deve ser feito através do site: cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro/cursos-do-iob.
“O COB, através do seu Instituto Olímpico, vem capacitando profissionais de diversas áreas e contribuindo de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional. Para que essa evolução continue a acontecer, precisamos cada vez mais de profissionais aprimorados e atualizados. Uma capacitação que alie teoria e prática, e cujo resultado será o desenvolvimento de lideranças empreendedoras e de visão estratégica”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.
“Anualmente, abrimos as inscrições para cursos de capacitação voltados aos profissionais do esporte. Nosso principal objetivo é ter pessoas com conhecimento e habilidades para planejar e colocar em ação os projetos de desenvolvimento esportivo, seja na formação de atletas, na gestão de entidades esportivas ou na produção de políticas e financiamento. As pessoas estão no centro de qualquer atividade, são elas que irão colocar a mão na massa, e cada vez mais precisamos compreender a alta importância do capital humano para a evolução do esporte”, destaca Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.
Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do COB, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas.
Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro tem o objetivo maior de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e de desenvolvimento. Através de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.
O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e do Programa Esporte Seguro.
Em 12 anos de existência, o IOB já capacitou mais de 20.000 pessoas, entre gestores, treinadores e atletas, em quase 240 cursos.
Entre os profissionais que já passaram por cursos do IOB estão o vice-presidente do COB, Marco La Porta, a medalhista olímpica no vôlei de praia e CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar, a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, e Kiko Pereira, treinador da seleção brasileira de judô, entre tantos outros nomes do esporte nacional.