
Nikit Va’a em Análise, nesta terça, no YouTube
Programa desta terça-feira os pontos fortes e fracos da etapa, incluindo a transmissão ao vivo, ranking e ... leia mais

Saquarema sediará, no dia 17 de março de 2026, um dos mais relevantes encontros ambientais e de inovação costeira do estado do Rio de Janeiro. O Aloha Spirit Festival, em parceria com o Programa Bandeira Azul, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade, a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Lagos, com o apoio da empresa Noaambiental e do Instituto Escola do Mar, realizará o Encontro Estadual Bandeira Azul: Gestão Costeira e Economia Azul com Base em Ciência Cidadã.
O evento acontecerá das 8h30 às 13h30, na Arena do Aloha Spirit Festival, montada na Praia de Itaúna — um dos cartões‑postais mais emblemáticos de Saquarema.
O Encontro foi estruturado para atender a um público altamente estratégico para a região litorânea, incluindo empreendedores costeiros — como donos de restaurantes, hotéis, pousadas e negócios ligados ao turismo — além de gestores municipais de todo o Estado do Rio de Janeiro, especialmente das áreas de Turismo, Educação, Meio Ambiente, Governança e Sustentabilidade.
Também são público de interesse educadores da rede de ensino e estudantes das áreas ambientais, turísticas e de inovação, ampliando o caráter formativo e transformador da iniciativa.
O objetivo é capacitar, inspirar e conectar os diferentes agentes responsáveis pelo desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, fortalecendo a tomada de decisão, a inovação aberta e a implementação de políticas e práticas alinhadas à conservação dos ecossistemas marinhos.
Economia Azul – Tendências, Oportunidades e desafios para os territórios costeiros
Participação de: SEBRAE, Prolagos e Águas de Juturnaíba
O primeiro painel abordará as tendências da Economia Azul, modelo que incentiva o uso sustentável dos recursos oceânicos para promover desenvolvimento econômico, inovação e inclusão social.
O SEBRAE trará uma perspectiva voltada ao empreendedorismo sustentável, enquanto Prolagos e Águas de Juturnaíba apresentarão soluções e desafios relacionados à gestão hídrica e ao saneamento em regiões litorâneas.
A expectativa é fortalecer negócios, gerar novas oportunidades e ampliar as cadeias produtivas relacionadas ao ambiente marinho.
Certificação Bandeira Azul – Governança e excelência ambiental
Participação de: Coordenadora Nacional e Gestores Locais do Programa Bandeira Azul
O segundo painel irá abordar os processos e critérios do reconhecido selo internacional Bandeira Azul, referência mundial em qualidade ambiental para praias e marinas.
Será uma oportunidade para gestores públicos e privados compreenderem de forma aprofundada como o programa pode transformar o ordenamento territorial, atrair turismo qualificado e elevar o padrão de gestão ambiental.
Inovação e Ciência Cidadã – Tecnologia para monitorar e proteger o litoral
Participação de: Dra. Flávia Lins (UFRJ), CoastSnap e Mar à Vista
O painel dedicado à Ciência Cidadã apresentará como tecnologias emergentes e metodologias participativas podem revolucionar o monitoramento costeiro.
A Dra. Flávia Lins, da UFRJ, discutirá os avanços da pesquisa aplicada, enquanto iniciativas como CoastSnap e Mar à Vista mostrarão como educadores, alunos e cidadãos podem contribuir para a geração de dados ambientais precisos.
Instituições reunidas por um litoral mais resiliente
“A diversidade das instituições participantes demonstra o compromisso coletivo com uma agenda de gerenciamento costeiro mais sustentável” – explica Dra. Noa Magalhães, uma das idealizadoras do Projeto e Coordenadora do Programa de Sustentabilidade do Aloha Spirit Festival.
Setor produtivo, universidades, governos e organizações da sociedade civil estarão juntos para fortalecer políticas públicas, estimular inovação e ampliar o papel do empreendedorismo sustentável no litoral fluminense.
Com abordagem multidisciplinar e foco em soluções práticas, o Encontro Estadual Bandeira Azul promete se consolidar como um marco no calendário ambiental do estado, oferecendo conhecimento, conexões e caminhos para um litoral mais resiliente, sustentável e preparado para os desafios climáticos e socioeconômicos dos próximos anos.