Green Islands dá a largada ao Paulista de SUP em grande estilo
Evento realizado no último sábado (11) em São Bernardo do Campo e válido como 1ª etapa do Paulista de ... leia mais
Fala moçada do Aloha Spirit! O outono já chegou e a temperatura vai aos poucos diminuindo, principalmente nas águas abertas, que também sofrem a incidência das correntes marítimas mais frias. Por isso, chegou a hora dos nadadores tirarem sua roupa de borracha, também conhecida como Neoprene, do armário e se prepararem para os desafios da temporada!
Vou tentar resumir para vocês os principais pontos a serem considerados na escolha do traje. Primeiro, fique de olho no tipo de Neoprene. Esse material ficou bastante popular com os surfistas, entretanto, é muito importante destacar que o traje para essa modalidade é bastante diferente daqueles que foram desenvolvidos especificamente para natação em águas abertas.
As roupas para nadadores são mais lisas, menos porosas e não enxarcam. Para quem vai fazer uma maratona aquática essa última informação é essencial. Uma roupa que absorve muita água pesa, ou seja, afunda o nadador, e a função da roupa de Neoprene na maratona aquática ou no triathlon é justamente o contrário, é melhorar a flutuabilidade do atleta para que ele alcance um melhor desempenho.
Na hora de escolher sua roupa, o ideal é que o atleta possa experimentar e ver se o tamanho está realmente adequado, assim como se sente mais confortável com a marca x ou y. Infelizmente a maioria das lojas não permitem que a pessoa use um provador para esse tipo de produto, mas sempre pergunte, pois assim você terá menos transtornos caso seja necessário trocar o produto.
Aqueles que gostam de comprar pela internet, muitas lojas virtuais já disponibilizam uma grade com as medidas do tórax, barriga, altura, entre outros, e isso facilita bastante na hora da compra.
Quando se vestir, tenha certeza de que a roupa está justa. Saiba que ela é apertada e difícil de colocar mesmo, mas não pode de forma alguma causar desconforto! Se está apertado em algum lugar, qualquer que seja, procure um número maior. Na hora da prova esse pequeno detalhe pode tirar sua concentração e atrapalhar sua performance.
Muitos também me perguntam: “Samir, o que é melhor, Neoprene com manga ou sem?” Depende muito da adaptação ao material adquirido, do gosto ou condições do nadador. As roupas com manga são muito boas para aqueles nadadores mais friorentos ou iniciantes em águas frias, uma vez que cobrem mais partes do corpo, mantendo a temperatura corporal mais equilibrada e trazendo uma sensação de segurança maior.
A principal desvantagem da roupa com manga, na minha percepção, está ligada a provas mais longas ou quem gosta de nadar mais alongado. O traje limita o movimento dos ombros, além de exigir que o atleta use mais força na parte submersa da braçada já que a roupa não deixa o antebraço afundar. Nesse caso, a roupa sem manga é melhor pois permite um movimento mais solto, sem perder a capacidade de isolamento térmico no tronco e nas pernas ou mesmo a flutuabilidade.
Para que sua roupa de borracha tenha mais durabilidade, após o uso lave-a com água doce, nunca use alvejantes ou produtos químicos. Deixe secar do lado avesso, em local arejado e na sombra, o sol pode causar rachaduras na borracha.
Acho que já falamos bastante. Espero que essas dicas ajudem vocês a escolherem um bom traje! Nos vemos no próximo mês! Até breve!