
Qual tipo de óculos e lente ideal para sua maratona aquática?
Na coluna desse mês, Samir Barel fala sobre como escolher os óculos e a lente ideal para sua maratona aquática
Olá, amigos do Aloha Spirit Midia! Nessa temporada, tenho acompanhando diversos nadadores em provas de ultramaratona aquática, que são aquelas com metragem acima de 10k. Gostaria de aproveitar a oportunidade para explicar uma estratégia muito importante nesse tipo de desafio: o pace.
Quem nunca assistiu uma São Silvestre ou qualquer prova de maratona e ouviu falar nos “coelhos”? Pois bem, esses atletas, também chamados de “pacers”, não competem pelo resultado final, eles na verdade são usados para marcar um ritmo específico até uma certa distância, ajudando assim outros corredores (geralmente os favoritos ao pódio) a manter uma determinada velocidade. Com isso, se torna mais fácil atingir um resultado específico, muitas vezes ligado a uma marca (recorde) ou título.
Correr em um ritmo constante faz com que os corredores economizem energia para as últimas etapas da prova, evitando, o desgaste desnecessário no decorrer da competição, principalmente em momentos críticos, como ultrapassagens.
Em provas de longa distância, como é o caso das ultramaratonas aquáticas, é comum que os organizadores permitam a utilização de pace em pontos específicos do trajeto ou por um determinado tempo (30 minutos, uma hora a cada x quilômetros). Essa ajuda externa é importante não só para melhorar os tempos do atleta (RP), mas também como estratégia para concluir de fato o desafio, corrigindo alguma falha detectada pelo guia/treinador durante o percurso ou mesmo garantindo apoio emocional caso seja necessário.
Atletas que estão tendo sua primeira experiência nas ultras podem demorar mais para se adaptar as adversidades do ambiente, como uma corrente contra, um vento forte não previsto, então o pace pode ajudar diretamente o atleta a recuperar o rendimento e superar as dificuldades.
Também é comum que alguns nadadores sintam muitas dores após várias horas nadando – e em certos casos até cogitem desistir do desafio. Se o treinador/guia está atento e conhece bem seu atleta, ter alguém nadando junto pode gerar mais confiança e sensação de segurança para finalizar a prova.
Ou seja, na natação, o pace pode garantir efetivamente o progresso e o sucesso da missão.
Bom, espero que tenha ajudado vocês com esse conteúdo. Nos vemos em breve com mais dicas!