Harry Finger: a importância da minha 1ª maratona aquática
Harry Finguer fala sobre a importância de sua primeira prova de maratona aquática e como isso o motivou a ... leia mais
Olá Pessoal, tudo bem? Mais um ano se inicia, desejo que todos possam seguir nadando muito, se desenvolvendo e atingindo suas metas! Aproveitando a oportunidade, vamos dar uma pequena pausa no conteúdo mais didático e técnico sobre maratona aquática e falar sobre planejamento. Nossa modalidade vem crescendo, várias provas estão surgindo no calendário e junto com a variedade de percursos e locais possíveis, muitos atletas ficam em dúvida sobre qual evento participar. Por isso, gostaria de deixar algumas dicas importantes para que você possa construir um cronograma de provas e treinos mais eficiente.
A primeira coisa é conversar com sua família! Lembre-se que você dedicará um tempo do seu dia/mês para treinar e se preparar, então é fundamental compartilhar com quem está ao seu lado suas pretensões e objetivos, não apenas por uma questão de apoio, mas para que a família se prepare adequadamente e, principalmente, evite conflitos desnecessários.
Debata com seu companheiro(a) e/ou pais, em alguns casos, o que cabe ou não cabe no orçamento da família/casal, afinal os custos de uma prova são significativos e muito variáveis (valor da inscrição, transporte, hospedagem, despesas extras com alimentação, etc). Verifique se é possível ou não acompanhamento de um ou de todos os integrantes, se a agenda de um ou todos permite a conciliar compromissos, e se a data da prova bate ou não com datas importantes como batizado, casamento, festividades da escola do seu filho. Quando você tem todas as cartas na mesa, é mais fácil gerenciar as emoções e expectativas, diminuindo muito as frustrações.
O mesmo vale para o trabalho. Procure conversar com seu chefe com antecedência sobre a possibilidade de folga um dia ou dias antes e/ou depois da prova, para que você possa chegar ao destino com tranquilidade e não tenha que se preocupar com o serviço caso esteja ausente. Nem sempre será possível essa flexibilidade corporativa, porém, uma boa gestão do tempo você pode inclusive mostrar para seu chefe outras habilidades e garantir que sua ausência não será um problema complexo.
Em relação às provas em si, procure saber se a prova possui itens básicos de segurança como ambulância, estacionamento, guarda-volumes, números de STAFFS dentro da água e fora da água, número de bóias e pontos fixos no percurso. Verifique com amigos ou com seu professor recomendações da organização do evento. A estrutura não precisa ser de primeira linha, mas o suporte ao atleta especialmente durante a natação em águas abertas, um ambiente totalmente incontrolável e imprevisível, é essencial para que você nade com segurança, curtindo o momento e focando na sua performance.
Antes de realizar a inscrição, procure saber como chegar no local da prova. Qual o meio ou meios de transporte mais próximo(s) e também que cabem dentro do seu orçamento. Montar um grupo de amigos para dividir as despesas pode ser uma alternativa para baratear os custos. Não se esqueça de verificar os prazos de inscrição, valores de lote, algumas provas possuem número limite de participantes e acabam se esgotando rapidamente. Isso também pode interferir na sua logística.
Além disso, nunca se esqueça que imprevistos podem acontecer como atraso de vôos, carro quebrado, acidentes de trânsito, por isso, sempre que possível procure chegar com antecedência de um dia no seu destino. Uma boa noite de sono antes da prova também pode fazer a diferença na busca por um resultado. Por isso procure uma hospedagem confortável e próxima do local do evento. Verifique se existe café da manhã antecipado e caso não seja possível compre seu café antes. Assim você descansa, se alimenta e também não se atrasa para a prova.
Por fim, mas não menos importante, leia o regulamento da prova! Natação é uma só, mas é uma obrigação daquele atleta que quer competir saber quais as regras e parâmetros deve seguir. Verifique também as condições para cancelamento, afinal, como já dito, imprevistos podem acontecer e em alguns casos é possível ter de volta o investimento feito (ou parte dele).
Bom, espero que você tenha gostado deste conteúdo, que ele te ajude efetivamente, tornando seu planejamento e organização mais fáceis.
Um excelente 2024 para todos! E até breve!