‘No mar’: documentário fala sobre natação em águas abertas e capacitismo
Um olhar poético e bastante reflexivo sobre os desafios de nadar em águas abertas. É o que nos propõe o ... leia mais
Em 2021 o Aloha Spirit terá uma estrutura de areia exclusiva para a natação em águas abertas e igualmente um grande espaço exclusivo no mar, para que todas as provas possam acontecer sem limitações, durante cada uma das etapas do ano.
A iniciativa parte de um desejo de aumentar o volume de provas da maratona aquática (natação), dentro do evento, hoje consagrado como um dos maiores festivais de esportes de água do mundo.
Dessa forma, todos os níveis e interesses dos atletas da modalidade poderão ser atendidos através de um número maior de provas, com diferentes distancias e formatos.
Contudo, como se trata de praticamente um evento dentro de outro evento, tornou-se necessário encontrar alguém com larga experiência em eventos e vivência na modalidade, para receber uma “carta branca” da organização do Aloha na condução dessa nova fase para a natação no festival.
O nome escolhido para a tarefa foi Igor de Souza, um dos maiores nadadores do Brasil nas águas abertas e referência na organização de eventos da modalidade.
Tricampeão da tradicional Volta de Manhattan e com outras dezenas de famosas travessias concluídas no currículo, ele tem como maior feito em sua carreira atravessar o Canal da Mancha três vezes.
Igor é também o primeiro brasileiro a completar o percurso em ida e volta (conquista que lhe rendeu seu segundo título mundial). Um pioneiro que hoje auxilia nadadores a atravessar o Canal.
Atualmente diretor do Circuito Maratona Aquática, o mais antigo evento por etapas de águas abertas do país, diretor de outras grandes provas como Volta do Parcel e Fuga das Ilhas, além de auxiliar no Desafio Aquaman, entre outras, Igor é também gerente de marketing esportivo da Speedo Brasil.
Na entrevista a seguir, ele fala sobre a sua expectativa à frente dessa nova fase para as provas de natação em águas abertas do Aloha Spirit em 2021.
O Aloha Spirit é um grande evento de esportes aquáticos e acredito que através de eventos assim possamos difundir ainda mais as águas abertas e consequentemente descobrir novos talentos para representar nosso país.
Infelizmente só conhecia através das mídias, pois normalmente quando o evento ocorre em São Paulo, estou em algum outro evento ajudando ou organizando.
Com a nova estrutura proposta, podemos esperar para 2021 a oportunidade de os atletas nadarem inúmeras provas em um fim de semana, havendo tempo de descansar e mesmo se testar.
Eu divido em três fatores:
Muito bom saber da entrada de Igor de Souza no Aloha Spirit! Igor, um dos maiores nadadores brasileiros há anos é também uma referência sempre que falamos de águas abertas.
Poder contar com toda sua expertise não só na organização, segurança, mas em toda direção de provas, chancela o Aloha também como um grande evento de Águas Abertas. Aloha Igor, bem-vindo!
Igor foi um grande atleta de maratonas aquáticas e além disso tem muita experiência na organização de provas de águas abertas.
O circuito dele em São Paulo, que eu já participei algumas vezes, é sempre de ótima organização e segurança para os atletas. Ele é do tipo que sabe comandar com firmeza mas não deixa de ser atencioso, prestativo e brincalhão com todos os participantes do evento.
Tem jeitão de bravo mas é uma figuraça, super gente boa e de uma sinceridade ímpar.
Nos conhecemos quando ele estava no cargo diretor das maratonas aquáticas na confederação (CBDA) e viajamos com a seleção brasileira para o campeonato mundial de kazan/RUS em 2015.
Ele sempre muito exigente, eficaz e engraçado. Tenho boas lembranças até hoje!
O Igor de Souza é uma referência em Maratona Aquática dentro e fora da água. O histórico de atleta não deixa dúvidas e sua experiência na organização de provas sem dúvida engrandecerá ainda mais este lindo evento que é o Aloha Spirit!
Igor de Souza já estará presente e já dirigindo a etapa de Niterói 2020, por enquanto mantendo as distâncias anunciadas no início do ano que são 5.000, 3.000 e 1.500 metros, em provas separadas, largando em horários diferentes, criando assim a possibilidade de o nadador aproveitar o máximo possível o final de semana.
Já para 2021, algumas distancias e formatos já foram definidos por ele, juntamente com a direção do evento, e já é certo que provas com 500, 1.500, 2.500, 5.000 metros, vão acontecer, além das baterias de revezamento, formato este que o Aloha Spirit já chegou a realizar na época em que Samir Barel era o diretor de provas.
Com a entrada deste grande nome no festival, somado ao espaço que será criado a partir de 2021, o Aloha Spirit pretende crescer ainda mais em adesão e satisfação dos maratonistas aquáticos.
Para João Castro, idealizador deste formato de festival aquático no Brasil, iniciado em 2009 é o CEO da Ecooutdoor Sports Business, agência que também produz cada uma das etapas, a entrada de Igor além de ser uma honra, sinaliza também o início de um grande projeto para a natação nas nossas etapas. Será um festival da natação, dentro do festival Aloha Spirit.