Aloha Spirit Festival: Confira a programação
Maior festival de esportes aquáticos da América Latina e um dos três maiores do mundo abre sua arena. ... leia mais
Um tempo atrás falamos aqui no Aloha Spirit Midia sobre materiais de treino para potencializar sua natação, os mais comuns utilizados pelos treinadores nas academias (prancha, palmar, nadadeira etc).
Hoje vamos abordar alguns equipamentos que estão se popularizando para atletas que desejam melhorar sua performance e já possuem um certo nível de experiência nas águas abertas. São eles o snorkel e o paraquedas.
Existem dois tipos de equipamento, o tradicional com tubo para respiração lateral, utilizado por mergulhadores, e o frontal, que é o nosso foco. A principal vantagem do uso do snorkel frontal é que existe maior controle e observação dos movimentos corporais. É possível visualizar bem braçada e assim trabalhar melhor sua cadência. O nado também fica mais estável, sem a oscilação dos movimentos de respiração.
Tome cuidado para não mergulhar com o snorkel e acabar enchendo o tubo de água. Utilizar o snorkel para mergulho é diferente do que trabalhamos aqui. Se isso acontecer, volte para a superfície e sopre com força a água para fora do tubo de respiração. A principal dica é respirar e inspirar devagar, até que você se acostume com o equipamento.
Um equipamento bastante útil nos trabalhos de aquisição de força específica. Ele possui mais de 3 tamanhos, sendo os menores recomendados para treinos de potência de alta intensidade e curtas distâncias (tiros) e/ou séries de A1 e adaptação; os médios para treinos de resistência com intensidade e volume moderados, trabalhando séries de A2 e A3; e os grandes para séries anaeróbias e de velocidade.
Muitos não sabem, mas ele pode ser usado em todos os estilos de nado, bem como combinado com outros materiais (palmar, nadadeiras, prancha e flutuador), promovendo novos estímulos durante o treino. Outra vantagem do paraquedas é que eles alteram pouco a dinâmica do nado, mas é preciso observar se a sobrecarga está adequada para os objetivos e necessidades do aluno, prevenindo lesões.
Quando utilizar o paraquedas, sempre digo para meus alunos terem muita atenção. Cuidado especialmente com a ideia de “preciso ganhar força” e começa já com o paraquedas grande. Neste caso, é igual musculação, você vai aumentando a carga progressivamente porque é assim que o corpo vai se adaptando ao estímulo desejado. Ou seja, você não sai de 2kg para 10kg de uma vez. Tenha uma boa percepção da sua técnica pois isso vai te ajudar a saber se você está usando o tamanho ideal de paraquedas e também se a sobrecarga e o volume estão adequados.
Por fim, vale lembrar que todos os equipamentos feitos para potencializar sua natação, sejam os mais simples ou esses mais avançados, oferecem uma resistência maior durante a execução do movimento. Por isso, quando você faz uma série com e outra sem o material, você aumenta sua percepção técnica, fazendo com que o movimento seja executado de forma mais “fácil”. Desta forma, é fundamental que o atleta use o material de forma coerente e eficiente, não apenas para “cumprir tabela”.
Não se iluda achando que por o material deixa o treino mais fácil. Pensar assim impede sua própria evolução. Além disso, reforço que o uso excessivo dos materiais pode aumentar a incidência de lesões uma vez que o esforço utilizado durante os treinos é maior para vencer a resistência provocada pelo uso do equipamento. Ou seja, o mal uso pode atrapalhar todo o seu planejamento.
Espero mais uma vez ter ajudado vocês a melhorarem o seu desempenho e potencializar sua natação. Contem sempre comigo e até a próxima.