
Hiperventilação: Como salvar sua prova em um momento de estresse
Olá amigos! Muitos aqui certamente já ouviram falar em hiperventilar em águas abertas! Sair forte demais, ... leia mais
Olá amigos! Uma pergunta que escuto com muita frequência é: Samir, não tenho muito tempo para treinar, eu trabalho, estudo, aí tem que passar um tempo com a família/namorada(o) etc… será que dá pra fazer a prova “x” treinando só 2 ou 3 vezes por semana?
Sim, é possível! Porém, é fundamental levar em consideração o histórico deste atleta para periodizar o treinamento de forma correta.
Se é um atleta que já nada há muito tempo, provavelmente ele tem facilidade em poupar energia e com isso pode obter ganhos metabólicos mais rápido do que atletas que são iniciantes e não possuem a técnica bem apurada.
Se o praticante era sedentário, sem dúvida, o período de técnica e base deverá ser muito maior do que para uma pessoa que já treinou, mesmo sem a regularidade adequada, pois ela já tem um certo domínio técnico e das intensidades de treinos.
Mesmo parado por muito e consequentemente tendo perdido praticamente todo ganho metabólico, um ex-atleta, ainda que amador, possui a experiência física e emocional que o ajudará a entrar em forma mais rapidamente que uma pessoa que está apenas iniciando na modalidade.
Provas de velocidade não exigem treinos tão longos e sim mais intensos. Entretanto, provas de resistência e de maratonas aquáticas (que naturalmente possuem uma metragem elevada se comparado com provas de piscina) exigem um volume maior de treino para que ocorra a adaptação metabólica e muscular específica para esse tipo de nado.
Ou seja, a experiência do atleta na modalidade pode influenciar bastante a busca por um resultado. Além disso, disciplina e empenho também são essenciais para que o atleta alcance o objetivo almejado. De nada adianta um bom histórico, se faltar comprometimento com as metas.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas mais uma vez. Nos vemos no próximo mês!