Polimento: o que fazer (ou não) antes de nadar sua maratona aquática
Em seu novo artigo sobre natação em águas abertas, Samir Barel fala sobre um período muito importante do ... leia mais
O brasileiro Adherbal Treidler de Oliveira foi o grande vencedor do prêmio World Open Water Male Swimmer of the Year de 2019.
O anúncio foi feito no último domingo (02) pela World Open Water Swimming Association (WOWSA), organização internacional de natação em águas abertas que tem sido um canal de valorização do esporte e a cada ano premia as melhores provas e os melhores nadadores.
O casca-grossa, que já venceu algumas das mais importantes provas de natação em águas abertas do mundo, foi atacado por um tubarão quando disputava a Travessia do Canal de Molokai, no Havaí. Ferido na perna, Oliveira foi obrigado a abandonar a prova e comprometeu o restante de sua temporada.
No entanto, apesar de toda a dor que sofreu e do tempo de reabilitação, o major da Aeronáutica seguiu ajudando e estimulando outros nadadores em seus objetivos.
Suas ações foram notadas pela WOWSA, pois incorporam o espírito da natação em águas abertas: senso de aventura, tenacidade e perseverança pelos quais os nadadores em águas abertas são conhecidos, diz a nota oficial da entidade.
Para Steven Munatones, fundador da WOWSA, “Adherbal é um herói na comunidade da natação em águas abertas”. Ele continua:
“Ele nunca parou de ajudar os outros durante sua reabilitação e recuperação, além de fundar a Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, com 36 km de extensão, importante prova de natação em águas abertas que permitiu a nadadores de todo o mundo experimentem pela primeira vez a natação em maratona.”, concluiu Munatones.
Além de Adherbal Oliveira, outra brasileira, Marcela Cunha também concorreu ao prêmio competindo entre as mulheres, mas a vencedora foi a mexicana Mariel Hawley Dávila.