Aproveitando as férias para melhorar sua técnica

Compartilhe
Treinar nas férias
Ainda que a ociosidade seja tentadora, pense a médio/longo prazo. O descanso é fundamental, mas o que faz com que o corpo vá sempre além é a regularidade. Foto: Kindel Media/ Pexels

Fala, moçada! Fim de ano se aproxima, espero que a temporada tenha sido produtiva e mesmo quem não conseguiu concluir suas metas por conta de lesão ou algum outro imprevisto, não se preocupe! Sempre é tempo de recomeçar!

Gostaria de encerrar esse ano pedindo para que não abandonem totalmente os treinos! Claro que é tempo de confraternizar e as festas de fim de ano são um momento extremamente tumultuado, mas, se você pensa em obter resultados melhores em 2025, é importante manter o estímulo corporal, ainda que a frequência seja menor. Vale destacar que recuperar o condicionamento físico após as festas também será mais rápido se o corpo estiver de alguma forma mais ativo.

Veja também > Tipos de Série na Natação – Parte 3 

Nesse sentido, uma dica muito importante que gostaria de transmitir é: Aproveite para realizar Treinos Regenerativos! Além do volume e intensidade serem menores, exigindo menos esforço justamente para que o corpo tenha o descanso ideal antes de receber novos estímulos, esse pode ser o momento ideal para dominar sua técnica e ganhar mais eficiência no nado.

Invista na variação dos materiais (pé de pato, palmar, flutuador entre outros), pois isso pode ajudar diretamente na percepção corporal, trazendo mais qualidade para os movimentos. Foque na coordenação, assim você não só ganha velocidade como poupa mais energia, fundamental principalmente para quem pretende encarar distâncias mais longas em um futuro próximo.

Lembre-se também que os treinos regenerativos serão ótimos a longo prazo, atuando diretamente na prevenção de lesões. Essa “pausa ativa” estimula a circulação sanguínea, auxilia na eliminação de substâncias metabólicas acumuladas e previne fadiga muscular. Arrumar a casa para as festividades ou mesmo aquelas pequenas reformas e manutenções que deixamos para o fim de ano, podem sobrecarregar os músculos. Então, manter o corpo “preparado” para essa força extra, também é positivo indiretamente.. 

Portanto, ainda que a ociosidade seja tentadora, pense a médio/longo prazo. O descanso é fundamental, mas o que faz com que o corpo vá sempre além é a regularidade.

Espero que esse conteúdo seja útil e motive vocês. Agradeço imensamente mais um ano de muita troca de experiência. Que 2025 seja um ano de muitas alegrias e conquistas!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe