
Desafio Yacht 60 Km é cancelado por “incompatibilidade” com Brasileiro de Va’a
Cancelamento do Desafio Yacht 60 Km, previsto para ocorrer em 15 de março de 2025, gerou polêmica entre ... leia mais
Natação em águas abertas no Lago Paranoá é um dos destaques do Aloha Spirit Brasília. Maior festival de esportes aquáticos das Américas será dias 21 a 23 de junho
Com expectativa de reunir perto de 300 competidores, a natação em águas abertas será uma das atrações da 2ª etapa do Aloha Spirit, que acontece nos próximos dias 21 a 23 de junho, em Brasília. O evento será realizado no Lago Paranoá, no Pontão do Lago Sul, com duas provas, a de 1.500m no sábado, e a de 3.800 metros, no domingo. Nomes conhecidos estarão em ação como Artur Pedroza, que defende a vitória da etapa 2018 no Distrito Federal.
As competições são coordenadas por um expert no assunto, o nadador Samir Barel, que entre outros desafios, já completou a emblemática travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e França. Ele conhece bem as particularidades de cada prova e dá atenção a todos os atletas, dos líderes até os últimos colocados, sabendo que muitos estão no encontro para participar, confraternizar.
Na Lago Paranoá, segundo Samir, a maioria dos atletas terá um novo cenário, por estarem mais acostumados a nadar no mar, onde a densidade da água é maior e, consequentemente, a flutuação também. “Muda bastante sim! No mar a flutuação é facilitada devido a diferença na densidade da água. O risco de ventos é parecido, porém no aspecto correntezas o lago é privilegiado”, afirma o experiente nadador, que também se destacou na Tríplice Coroa da maratona aquática, com a Volta à Ilha de Manhattan, em 2014 (46 km) e o Canal da Catalina, em 2016 (33 km).
Para ele, a prova de 3.800 metros é especial, por ser realmente uma travessia, onde os atletas largam de um ponto e chegam em outro. “Acho isso um diferencial, pois exige do atleta muita atenção e autoconhecimento do ritmo por não ter 100% da noção de quanto já nadou e quanto ainda nadará. Considero um desafio muito legal!”, ressalta. “Além disso, os atletas têm a oportunidade de curtir a beleza de toda a costa do Lago Paranoá”, complementa.
Vale destacar que a disputa longa faz parte do ranking classificatório para definir os atletas para a Prova de Alcatrazes 2020, também de 3.800 metros. “Alcatrazes fica num parque nacional e há restrição ao número de atletas participantes. Por isso que o Aloha Spirit é seletiva e torna as provas ainda mais disputadas”, anuncia o idealizador do evento, João Castro.
As inscrições para as duas provas seguem abertas e são esperados perto de 300 competidores, número próximo ao que Ilhabela recebeu na natação em águas abertas. “São Paulo possui uma cultura e variedade de provas bem grande, o que acaba atraindo os competidores, mas Brasília é uma cidade que possui muitos atletas e ótimos lugares para treinar. Creio que muitos triatletas estarão presentes. Será uma boa oportunidade para eles aprimorarem ainda mais esta modalidade utilizada nas provas que competem”, relata o coordenador da natação, Samir Barel.
No masculino, Artur Pedroza chega como um dos grandes cotados. Na etapa inicial, realizada em Ilhabela/SP, ele foi o vice nos 3.800m e o vencedor nos 1.500m. Aos 45 anos, o nadador de Resende/RJ é um exemplo de dedicação e longevidade no esporte e explica como se manter entre os melhores. “É se manter treinando, nunca parar. Esquecer um pouco quantos anos tem. Se mantendo ativo, consegue superar as perdas que tem com a idade, não tem como negar”, afirma.
O atleta, que já foi bicampeão da Travessia 14 Bis e representou o Brasil no Circuito Mundial de Ultramaratona (25 km) na Macedônia, sendo o décimo colocado, também treina um grupo de quase 100 nadadores, em Resende. “Numa cidade que não tem praia. Fazemos um trabalho para disseminar a modalidade e treinamos num açude”, conta.
Além da natação, o Aloha Spirit em Brasília contará com provas de va’a, as canoas havaianas ou polinésias, surfski, stand up paddle (SUP), paddleboard, surfski, apneia estática e waterman (natação, SUP e paddleboard). Também são realizadas várias ações socioambientais, culturais e educativas e o Festival Aloha de Cinema, com sessões gratuitas.
Há, ainda, a realização das rodas de discussão sobre a defesa do meio ambiente, remetendo ao tema central do Aloha Spirit 2019, “A Simbologia da Água”. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas no site oficial do evento, o alohaspirit.com.br/aloha-brasilia, com os atletas podendo optar por uma ou mais provas.
O Aloha Spirit 2019 tem o patrocínio de Corona (Ambev), com apoios de Projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e Menos um Lixo. Realização: Associação Magna de Desportes e Ecooutdoor com gestão e produção da Intercult.