Aloha Spirit Nordeste impulsiona crescimento da va’a em Maceió
Após a passagem do Aloha Spirit Nordeste por Maceió (AL), o legado do festival já pode ser sentido na ... leia mais
Possivelmente este é o remo de va’a mais estranho já criado. Trata-se do Stingray uma aposta ousada da QB-Quickblade em busca de revolucionar esse mercado.
Seu criador é Jim Terrell, fundador da Quickblade e ex atleta da canoagem olímpica dos EUA, que se tornou um dos mais famosos designers de remos do mundo.
Uma das invenções de Terrell, o V-Drive, é considerada por muitos remadores como uma das melhores adaptações já feitas em uma pá de remo.
Agora, com o Stingray ele quer romper definitivamente com os padrões estabelecidos. E este remo é, definitivamente, pitoresco. Olhando de frente, a pá se assemelha ao formato de uma pera. Suas medidas são:
Comprimento da lâmina: 10″ (25cm); Largura da lâmina: 11,5″ (29cm); Ângulo da lâmina: 12 graus, Área do tamanho da lâmina: 72 sq/in (465 sq/cm) e Peso Total: 12 onças (340 g).
A descrição do remo, segundo a Quickblade:
“O Stingray é uma nova forma revolucionária que mudará o mundo do remo como o conhecemos.
A pá tem apenas 10 polegadas de comprimento (25 cm), que é metade do comprimento dos modelos mais tradicionais. Seu pequeno comprimento reduz o tempo de captura e saída em 100%, pois leva metade do tempo.
Esse design permite que o centro da área da pá gere uma captura e liberação mais rápidas e distintas.
A forma de folha fina, em um ângulo de 12 graus em relação ao eixo do remo, foi projetada para dar maior projeção, fazendo com que a pá literalmente queira avançar enquanto você faz a captura, dando-lhe comprimento extra no fase de força.
O que é único sobre esta forma de folha é que ela executa um efeito semelhante ao contrário, quando a pá começa a sair da água ela é projetada à frente de maneira leve e eficiente até a saída.
Para maximizar o efeito de folha “alada” da pá, desenvolvemos um cabo especial e exclusivo todo em carbono que é cônico em ambas as extremidades, proporcionando um arrasto mínimo abaixo da mão que puxa e tendo um pouco mais de flexibilidade na mão superior.
Acreditamos, com base nos testes iniciais do Stingray, que ele é tão eficiente que aumentou a velocidade de deslocamento da canoa em 1-2%.”.
Agora, a pergunta que todos estão se fazendo: mas será que funciona? Segundo Jim Terrell, diversos remadores de va’a da Califórnia (EUA), onde o remo já é comercializado, estão bastante satisfeitos com o equipamento.
E, de fato, vários remadores que usaram o Stingray subiram ao pódio da Wild Buffalo Relay, uma das mais importantes competições de va’a da Califórnia, realizada no início de abril.
Além disso, atletas da QB vêm testando o Stingray desde o ano passado enviando um feedback bastante positivo sobre o equipamento, segundo informa o fabricante. Terrell disse que em breve lançará no mercado uma versão do remo para o stand up paddle e SUP Foil.
Estamos testemunhando uma nova revolução nos paddle sports? O tempo dirá.