Frente fria complica 2ª etapa do Brasileiro de va’a

Compartilhe

Condições adversas de clima e controvérsia marcam 2ª etapa do Brasileiro de V1, OC1 e OC2 realizada no último sábado (19) em Bertioga (SP)

O competidor Pedro Henrique Weichert rema durante as disputas da Open de V1R (OC1) que foram transferidas para o canal de Bertioga.

No último sábado (19) a cidade de Bertioga (SP) recebeu os melhores atletas de Va’a do Brasil para as disputas da 2ª e decisiva etapa do circuito brasileiro nas categorias V1, V1-R (OC1) e V2-R (OC2).

As provas estavam programadas para acontecer com largada em frente ao Forte São João, conhecido ponto turístico da cidade, e seriam realizadas em mar aberto, a partir da boca do canal.

No entanto, a entrada de uma forte frente fria na manhã de sábado acabou por complicar a realização da competição. Rajadas vento fortíssimas, que chegaram a destruir praticamente toda a estrutura física do evento, e uma forte chuva causaram transtornos e atrasos de cronograma das disputas.

Largada V1 Feminino (Imagens Reprodução/ Facebook Jessika Moah)

Como consequência das condições adversas, na primeira disputa do dia, nas categorias Junior, Master 60+ e Parava’a, os competidores tiveram grande dificuldade em concluir a prova, o que acabou por atrasar bastante o cronograma do evento.

Como consequência, a organização optou por realizar as demais provas para dentro do o canal de Bertioga, com uma redução da distância de 16 para 8 km, o que gerou descontentamento por parte dos competidores. Ao logo das disputas, porém, houve registro de reclamações em relação à fiscalização do percurso.

Em meio a tantas intempéries e a protestos formais lançados por competidores em distintas categorias, a CBVAA irá realizar uma sindicância para apurar os fatos e emitir oficialmente os resultados finais da prova e do ranking nacional de 2018.

Em respeito ao trabalho realizado pela entidade máxima da canoagem polinésia do Brasil, iremos aguardar que todos os fatos sejam apurados para em seguida publicar nova matéria celebrando oficialmente os campeões brasileiros de 2018 nas categorias OC1, OC2 e V1.

Acompanhe nossas próximas atualizações sobre o circuito brasileiro de va’a.

Compartilhe