Expedição Anamauê: uma travessia inédita de Arraial D’Ajuda (BA) a Niterói (RJ)
Em sua quarta edição, expedição Anamauê se prepara para uma das maiores aventuras de canoa polinésia ... leia mais
No último dia 02 de abril, o dinamarquês Casper Steinfath deu início à expedição de remada batizada por ele de The Great Danish Paddle.
O desafio é bastante ambicioso. Nos próximos 40-50 dias, Casper remará por toda a costa de seu país natal, a Dinamarca, em uma viagem de cerca de 1.400 quilômetros. Remando de 6 a 8 horas por dia, ele irá circunavegar o país inteiro.
A façanha é ainda mais impressionante, considerando que a Dinamarca compartilha uma fronteira terrestre de 70 km com a Alemanha, o que fará com que Casper seja criativo para continuar com sua prancha em um ciclo ininterrupto.
O dinamarques está realizando a travessia com um SUP Race 14 pés da Naish, seu patrocinador. A prancha é carregada com equipamentos como barraca, utensílios de camping, primeiros socorros e localizadores de GPS.
Ele estará acampando em praias remotas e se encontrando com sua equipe de apoio para reabastecimento de tempos em tempos. E ainda que o verão europeu esteja se aproximando, a Dinamarca continua está muito fria: as temperaturas previstas para a semana são de 6 graus, em média, durante o dia e noturnas de até 2 abaixo de zero; a temperatura da água é de 8 graus.
Nos últimos anos Casper Steinfath vem construindo sua carreira no stand up paddle mesclando competições e travessias.
Seis vezes medalhista do Mundial da ISA, Casper deu início a uma bem-sucedida carreira paralela de expedições em 2018, com a Viking Crossing 2.0”, tornando-se a primeira pessoa a completar, remando de stand up paddle, os 130 quilômetros do lendário estreito de Skagerrak, rota de navegação secular utilizada pelos seus ancestrais dinamarqueses para alcançarem seus vizinhos do norte, a Noruega.
Em seguida em paralelo às competições, ele realizou mais uma série de desafios, como uma travessia de 123 km pelo mesmo canal de Skagerrak, em 2021, dessa vez usando um SUP Foil.
A Great Danish Paddle, portanto, dá continuidade aos seus projetos de travessia, contudo, agora em um grau bem mais elevado.
Casper está postando highlights da expedição em sua conta de Instagram, @cj_steinfath, mas é possível acompanhar as aventuras do dinamarquês em tempo real baixando o aplicativo TracTrac, por meio do qual é possível acompanhar o mapa de rotas da The Great Danish Paddle.
E quem estiver pela Dinamarca está convidado para acompanhá-lo ao longo do caminho e remar com ele por um dia ou dois.