
Travessia Rio Itapanhaú: Remando no coração da Mata Atlântica
Expedição do SUP Extremo reúne grupo de remadores para uma descida de 33 km pelo rio Itapanhaú, uma joia ... leia mais

Com aproximadamente 3.811 metros de altitude em relação ao nível do mar, o Titicaca, no Peru, é conhecido por ser o lago navegável mais alto do planeta e está localizado no topo da Cordilheira dos Andes, na divisa com a Bolívia.
O Titicaca é também o maior lago de água doce da América do Sul e, por conta de sua beleza geográfica e águas totalmente navegáveis, é um dos destinos turísticos mais procurados do Peru.
A beleza e riqueza da região não se resume apenas à a imensidão de águas azuis e toda a natureza exuberante que o lago. Há algo a mais, inexplicável nesta região, e que só pode ser sentido e vivenciado através do contato com seus habitantes, suas tradições, lendas, sabores e história.

Visitar o Titicaca vai muito além de uma mera viagem, pois se trata de um reencontro a nossas origens, uma elevação espiritual e muito provavelmente uma aventura extraordinária aventura jamais vivida.
Aos poucos, e com o crescimento dos water sports, a região tem sido cada vez mais procurada por praticantes de stand up paddle e canoa polinésia e há, inclusive, um clube de va’a que promove remadas e passeios por suas águas.

Para conhecer o Lago Titicaca, a cidade de Puno é o ponto de partida para os visitantes, que navegam pelo lago e experimentam grandes momentos com os povoados locais.
O lago possui mais de quatro dezenas de ilhas, porém algumas delas são de visitação obrigatória.

LOS UROS: São as famosas ilhas artificiais e também o nome do povoado que habita estas ilhas. Estudos afirmam que este povoado está na região antes mesmo da era pré-colombiana e construíram as ilhas para garantir sua segurança. A principal matéria prima para construção e manutenção de Los Uros é a totora, vegetação típica do país e o mesmo material usado nos famosos “Caballitos” que povoam o litoral do país há séculos, mas esta é uma outra incrível história que falaremos futuramente… A técnica de construção e manutenção da ilha é milenar e segue passando de geração a geração.
ILHA DO SOL: Do lado Boliviano, é tida como sagrada por seus habitantes. Segundo a lenda andina, o Deus Sol instruiu seus filhos a procurarem um lugar ideal para seu povo habitar e o local escolhido teria sido esta ilha.
ILHA DA LUA OU “QUATI”: Situada no lado boliviano, é considerada a segunda ilha dos incas. Nesta ilha se encontra “INAK UYU”, o ‘Palácio das Virgens’. No passado, era lá que meninas aprendiam artes e tecelagem até serem escolhidas para casar com um Inca.

ILHA TAQUILLE: Localizada no lado peruano, esta incrível ilha chega a 4000 metros de altitude e para acessar a parte principal é preciso subir uma escadaria de mais de 560 degraus. Essa subida vale muito a pena já que a vista privilegiada da imensidão do Titicaca é espetacular. Os nativos ainda falam o Quéchua e sobrevivem da pesca, agricultura, da tecelagem e do artesanato. A comunidade vive em um ambiente totalmente coletivo e de ajuda mútua, no qual o principal sistema econômico é o escambo.
ILHA AMANTANI: Mais uma ilha imperdível no lado peruano, nela se encontram os templos Pachatata e Pachamama, consagrados ao respeito e à adoração à Mãe Terra. Além de toda beleza natural, da vista e da receptividade de seu povo, a ilha parece emanar uma energia sem igual, tão poderosa, que passou a ser chamada de “Ilha do Amor”.

Com o objetivo de proporcionar esta experiência com maior comodidade para remadores, empresas de turismo oferecem pacostes que vão desde alugfuel de equipamentos a tour guiados. Aqui vão alghuns exemplos:
Tours Guiados: Empresas como Coca Kayak e Eric Adventures oferecem tours de meio dia (manhã/tarde) com guia, equipamentos e transporte de/para o hotel.
Aluguel de Caiaque: Alugue caiaques e crie seu próprio roteiro, geralmente partindo perto da Isla Esteves.
SUP (Stand-Up Paddle): Também há opções de SUP, com projetos desenvolvendo a atividade entre os Uros, como a SOS SUP TITICACA.
Um busca detalhada em buscadores como o Google será útil para encontrar outras oções e mais informações sobre as possibildiade que a região oferece. As aventuras variam de passeios de meio dia com guias locais a expedições mais longas, proporcionando vistas deslumbrantes e uma imersão cultural.