Recorde mundial no SUP: Guarda costeira vai ao encontro de Brendon Prince
Brendon Prince, remador que está tentando quebrar o recorde mundial no SUP, é quase resgatado pela Guarda ... leia mais
O Tibre é um dos rios mais famosos da Itália por conta de sua importância histórica. Foi a partir dele que Roma foi fundada, em 753 a.C., segundo a mitologia romana, pelos irmãos Rômulo e Remo, que teriam sido atirados dentro de um cesto em suas águas logo depois do nascimento, pelo próprio tio com a intenção de mata-los devido questões políticas. No entanto, levados pela corrente, chegaram em uma das margens e foram salvos por uma loba, Capitolina, que os amamentou. Foi também a partir das águas do Tibre que o Roma deu início a seu impressionante processo de expansão, que atravessou séculos e transformou a cidade-estado em um dos maiores impérios da história.
O rio atravessa o centro da Itália, passando por regiões históricas muito famosas, incluindo dezenas de pontes centenárias, cruzando Roma de norte a sul. É bastante navegável, porém, possui alguns trechos de águas brancas de 2ª classe (numa escala de 1 a 6) e requer um pouco de habilidade por parte de remadores, principalmente se a modalidade for o stand up paddle, por conta do equilíbrio em águas mais agitadas. É lá que há 45 anos é realizado o Tiber Tour, uma das mais tradicionais expedições de remada da Europa, aberta a diferentes modalidades (SUP, caiaque, canoa, bote, etc) e que também pode ser feita por terra (bicicleta ou trekking) a partir de suas margens.
O passeio é tradicionalmente feito na última semana de abril e dura sete dias, marcando o início da primavera na Itália. O Tibre, rio emblemático da Itália, nasce nas montanhas dos Apeninos. Desde a sua origem serpenteia por uma paisagem variada, marcando profundamente o território italiano. Com 405 quilómetros de extensão, o Tibre atravessa regiões de inestimável riqueza histórica e cultural, incluindo a Úmbria e o Lácio e, claro, Roma. Seu curso sinuoso testemunhou muitos acontecimentos cruciais na história italiana.
Mesmo enfrentando questões ambientais em alguns trechos, o Tibre é um local de lazer e relaxamento, onde os romanos de hoje e turistas gostam de passear, cativados pela sua beleza e monumentos históricos. Além disso, suas águas e margens fornecem habitat para muitas espécies de plantas e animais.
Este ano, o Tiber Tour terá início no dia 25 de abril em Città di Castello e conclusão em Roma, no dia 01 de maio. Para mais informações acesse TiberTour.com.