5 lugares para remar no litoral norte de SP

Compartilhe
lugares para remar no litoral norte de SP
Localizadas a cerca de 2 km de praias como Barra do Una, em São Sebastião, As Ilhas são uma opção de remada que merece a visita. Foto: PMSB / Reprodução

O litoral norte de SP tem belas praias, rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada – um prato cheio para quem gosta de remar por águas doces e salgadas. A região inclui as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Com um recorte costeiro privilegiado pelo encontro da Serra do Mar com o oceano, proporcionando paisagens deslumbrantes, é possível encontrar temperaturas agradáveis no litoral norte de São Paulo o ano inteiro.

Boa parte de suas praias são abrigadas e oferecem condições de mar favoráveis em todas as estações. Além disso, a região é entrecortada por uma série de rios e, dessa forma, oferece opções de remada para todos os níveis. Confira abaixo cinco opções para diferentes níveis de remada pela região:

5 lugares para remar no litoral norte de SP

Rio Jaguareguava – Bertioga

A canoagem se destaca pelas opções de acessibilidade em Bertioga, podendo receber qualquer pessoa com deficiência, independente de seu grau de dificuldade, já que existem dois catamarãs adaptados especialmente para eles.

O rio Jaguareguava mostra claramente a transição do manguezal e da restinga. O passeio inicia-se num ponto de profundidade em média de 1,5 m de acordo com a maré, solo de mangue e todo cercado pelo manguezal no seu último quilômetro até a foz.

Subindo em direção a nascente, logo este fundo de mangue se transforma em areias claras, que, somado às águas cristalinas que descem da cachoeira, mais as muitas prainhas que se encontram ao longo de 3 km serpenteando adentram a restinga do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Bertioga.

As Ilhas – São Sebastião

As Ilhas, localizadas próximas das praias de Barra do Sahy e Juquehy, são uma remada ideal para quem já possui um nível intermediário ou avançado e busca uma experiência mais intensa no mar.

Respeitando-se de as condições climáticas e previsões de swell e ventos, nas condições certas, é uma remada extraordinária em águas calmas e cristalinas. Não raro, é possível avistar golfinhos e outros animais marinhos.

As Ilhas estão a cerca de 2 km de distância de praias como Barra do Una e possuem uma extensa faixa de areias brancas e vegetação totalmente preservada.

 Ilha das Cabras – Ilhabela

Opção de remada ideal para iniciantes, mas que também agradará os mais experientes, a Ilha das Cabras  é um dos ilhotes que fazem parte do arquipélago de Ilhabela, e é sem dúvida um dos pontos mais visitados da ilha por conta de sua beleza e águas cristalinas, além de sua proximidade da costa. localizada a cerca de 500 metros de distância da praia da Pedra Miúda.

A ilha é, desde 1989, uma propriedade privada pertencente ao ex-senador Gilberto Miranda, contudo, após uma batalha judicial, vai se tornar um museu da cultura caiçara, a partir de 2025.

Juqueriquerê – Caraguatatuba

O Rio Juqueriquerê tem 13 km de extensão e é o único rio totalmente navegável do Litoral Norte, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial. Ali, o visitante confere ao longo do seu percurso a riqueza da fauna e flora, conhece o manguezal, restinga e um pouco da Mata Atlântica.

Ilha das Couves – Ubatuba

Esta é uma remada para quem tem mais experiência e está com o preparo físico em dia. Com acesso a partir de Picinguaba, a Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso situado no extremo norte de Ubatuba.

São cerca de 6 km de remanda a partir de Pincinguaba, mas é possível ir costeando outras ilhas, como Ilha Comprida e Penedos de São Cristóvão.

O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. A ilha também possui diversas piscinas naturais para quem desejar nadar com snorkel.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe