Projeto Remar Limpar Ensinar realiza 3ª volta à Florianópolis

Compartilhe
Remar Limpar Ensinar Florianópolis
Remadores percorrerão de stand up paddle o contorno da Ilha de Santa Catarina num trajeto de mais de 150 quilômetros, coletando resíduos, realizando ações de praia e sensibilizando estudantes nas escolas ao longo do caminho. Foto: Arquivo pessoal

No último sábado (14 de agosto), o Projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), representado pelo Instituto Aprender Ecologia, iniciou sua terceira volta à Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, e passará por todas as praias do arquipélago, dando ênfase a limpeza de desertas e semi-desertas (praias sem ou com pouca ocupação humana).

O Projeto foi contemplado com o Fundo Social da Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança RS/SC/ES, a qual segue os princípios do Cooperativismo, dentre eles, o “interesse pela comunidade”. Desta forma, a disponibilização do recurso para essa ação foi concedida por meio do apoio a projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e meio ambiente.

Temos a questão da sustentabilidade muito forte em nossa cooperativa. Anualmente realizamos o inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que nos direciona ao desenvolvimento de ações de neutralização e redução dos GEE emitidos no meio ambiente”, relata Ivo Miri Brugnera, presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES.

Remar Limpar Ensinar Florianópolis
Ação teve início no último dia 14. Foto: Arquivo pessoal

Fabricio Almeida, geógrafo e um dos membros da equipe, enfatiza: “Constantemente monitoramos as condições de vento e ondulação para avançar o trajeto planejado de 150 quilômetros que serão percorridos em meio a uma das mais belas ilhas do Brasil”.

A expedição passará pelas 117 praias da Ilha e tem a meta de recolher cerca de 2 toneladas de resíduos dos ecossistemas costeiros e marinhos (praia, costão rochoso, ilhotas e restinga). O projeto tem foco nos resíduos pequenos e médios, devido aos impactos que estes causam na fauna marinha e costeira e também pela dificuldade de carregar grandes objetos na prancha de stand up.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as ações diretas e as atividades de sensibilização nas escolas seguirão todos os protocolos exigidos pelo munícipio, como uso de máscara, luvas e distanciamento social.  A equipe conta com educadores e especialistas no tema, e realiza com os participantes uma conversa e atividades lúdicas, como gincana utilizando o “lixo” recolhido no caminho.

Remar Limpar Ensinar Florianópolis
A expedição passará pelas 117 praias da Ilha e tem a meta de recolher cerca de 2 toneladas de resíduos. Foto: Arquivo pessoal

O lixo recolhido passará por triagem e será enviado à ONG Ecolocal Brasil que transformará em brinquedos e produtos como cadeiras, mesas e vasos de plantas.

Ação na Orla do Sambaqui

Neste sábado, 28 de agosto, o projeto Remar Limpar Ensinar passará pela Orla do Sambaqui, norte de Florianópolis, em uma remada e ação ambiental de 4 km, da base Sup Sambaqui à Praia da Geralda.

Para mais informações visite o Instagram: @remarlimparensinar.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe