
CBVA’A lança workshop de gestão de segurança e boas práticas na Va’a
CBVA'A realiza em outubro seu 1º workshop de Boas Práticas e Requisitos Mínimos de Segurança na Va'a. ... leia mais

As águas da Praia da Aparecida, em Santos, ganharão um significado ainda mais profundo neste sábado (25). O mar não será apenas palco de competição, mas de uma poderosa celebração à vida com o 8º Festival Kaora. O evento, que integra a campanha Outubro Rosa, reunirá 165 mulheres – muitas delas em tratamento ou já curadas do câncer de mama – para um dia de remada, união e conscientização.
A partir das 7h da manhã, em frente ao Colégio Escolástica Rosa, o clima será de festa e superação. Embora o formato seja de disputa esportiva, o objetivo principal transcende o pódio. “São provas curtas e todas já são vencedoras de estar ali participando. É a celebração do ano inteiro de trabalho”, afirma Fábio Paiva, organizador do evento e idealizador do Projeto Kaora.
O festival é o ponto alto do trabalho realizado pelo projeto, que se destaca por ser a primeira academia do mundo a utilizar as canoas havaianas como terapia específica no auxílio ao tratamento do câncer de mama, com atividades dentro e fora d’água. “Essas mulheres são incríveis. É uma festa muito bonita e esperamos que o público prestigie essa força maravilhosa delas”, completa Paiva.
Na água, as 165 remadoras serão divididas em 15 equipes. Nove delas competirão na categoria Kaora, exclusiva para mulheres que enfrentam ou venceram o câncer, e outras seis na categoria Wahine, para simpatizantes da causa. As provas serão realizadas em catamarãs com capacidade para 12 participantes, prometendo um belo espetáculo visual e de trabalho em equipe.
Para Carla Greco, que também faz parte da organização, o evento é uma injeção de ânimo e esperança. “Esse evento é emoção pura, é uma motivação à vida e usando o esporte como uma importante ferramenta”, ressalta.
Além das competições, a programação em terra firme contará com apresentações de dança, percussão e a tradicional e comovente Cerimônia das Rosas, um momento de homenagem e reflexão.
A realização do 8º Festival Kaora é fruto da união de esforços, com organização da Canoa Brasil e supervisão da Abracha, e conta com o patrocínio da DP World, através do Promifae/Semes/PMS, e copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas, além do apoio de diversas empresas locais.
Fonte: Prefeitura de Santos