Alimentação pré-competição
Conversamos com um especialista para entender como se alimentar antes de competir, afinal, nossa comida é ... leia mais
O Salvamar. Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, é o serviço de socorro para navegantes coordenado pela Marinha do Brasil que pode ser acionado de graça, por telefone de qualquer lugar do território nacional e da costa brasileira. O número que aciona o Salvamar é o 185.
Este serviço visa atender às emergências relativas à salvaguarda da vida em águas brasileiras, que possam atingir os navegantes no mar e nas vias navegáveis interiores.
O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo brasileiro está organizado dentro das regras balizadas nessas convenções e regulamentadas pela Organização Marítima Internacional (IMO), que incluem:
Conforme a necessidade, é efetuada coordenação com o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico.
A Região de Busca e Salvamento (SRR)Marítimo sob a responsabilidade do Brasil compreende uma extensa área do Oceano Atlântico, que abrange toda a costa brasileira e se estende na direção leste até o meridiano de 10ºW, conforme a figura em anexo.
As atividades de supervisão do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo são da competência do SALVAMAR BRASIL (MRCC BRAZIL), situado na cidade do Rio de Janeiro.
Porém, tendo em vista as dimensões da Região de Busca e Salvamento (SRR) Marítimo do Brasil, esta foi dividida em cinco (5) sub-regiões, sob responsabilidade dos Centros de Coordenação SAR regionais a seguir indicados:
As águas interiores do País, especificamente as vias navegáveis da Amazônia Ocidental e da bacia do Rio Paraguai, também possuem Centros de Coordenação SAR Fluvial, a saber:
Desta forma, quando em situação de perigo ou urgência, os navegantes em trânsito por essas áreas poderão solicitar auxílio através dos recursos de GMDSS disponíveis a bordo, ou então diretamente ao SALVAMAR BRASIL ou ainda, conforme a sua posição, aos seguintes Centros de Coordenação SAR (SALVAMAR regional).
A notificação de um incidente SAR a um Centro de Coordenação SAR poderá ter origem em várias fontes, como por exemplo, a retransmissão de um pedido de socorro por um navio ou por uma estação costeira de rádio. Sempre que possível essa notificação deve ser complementada com os seguintes dados:
Contatos do Serviço de Busca e Salvamento SALVAMAR BRASIL AQUI.