Fazendo leme de uma canoa polinésia
Andre Leopoldino fala sobre o leme de canoa polinésia, uma das funções mais importantes do va'a e que ... leia mais
Em 1995, Daniel Goleman popularizou o conceito de Inteligência Emocional (IE) ao publicar um livro de mesmo título. Referido por muitos como o “pai da inteligência emocional”, Goleman, que é doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, classificou a IE como sendo a capacidade que possuímos para identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, permitindo que nos motivemos e controlar nossos sentimentos tanto nas relações inter quanto intrapessoais.
De extrema importância, a IE também afeta o desenvolvimento de equipes: afinal, tanto em treinamentos, quanto em competições, todos estão lidando com situações que demandam muito de seu emocional. Quando lidamos com situações que requerem interpessoalidade, é importante saber como se comportar diante dos problemas que podem aparecer no meio do caminho – isso é particularmente indispensável aos líderes de equipes.
Como o conceito de Inteligência Emocional se baseia em habilidades comportamentais, há alguns pilares essenciais para fazê-lo funcionar, listados abaixo. Além disso, segui-los é de suma importância para que possamos nos desenvolver como indivíduos em uma sociedade.
Reconhecer e tratar as vulnerabilidades de forma sensível é essencial, ainda mais quando a equipe passa por momentos de dificuldade e instabilidades. Quando um líder demonstra preocupação com as necessidades de sua equipe, ele é capaz de criar relações de confiança baseadas na reciprocidade, incentivando o comprometimento do time como um todo.
A inteligência Emocional é uma competência que não só fortalece seu vínculo com a equipe, mas também contribui para a criação de um ambiente de cooperação mais saudável e produtivo.
A seguir, estão os principais benefícios da Inteligência Emocional na gestão de equipes.
Um gestor capaz de colocar em prática os conceitos da Inteligência Emocional tem em mãos uma importante ferramenta de liderança. O principal benefício disso tudo é uma melhoria significativa no ambiente de treinamentos, que fica mais leve e agradável, e contribui para maior produtividade e bem-estar da equipe como um todo.