Treinamento e periodização
Nosso colunista, Samir Barel, fala sobre a importância do planejamento da progressão do treino ao longo ... leia mais
A canoagem polinésia ou va’a explodiu em popularidade nos últimos anos no Brasil, atraindo desde atletas experientes a pessoas sem histórico de atividade física anterior.
Em comum, todos nutrem um amor muito grande de pela canoa e muitos resolveram dar um passo adiante e adquirir sua própria V1 (como são chamadas as canoas taitianas para um remador) ou OC-1 (como são chamadas as canoas havaianas individuais com leme).
Nessa hora surgem algumas dúvidas sobre cuidados com a canoa, para mantê-las navegando em perfeitas condições. Sendo assim, veja abaixo algumas dicas e truque que ajudarão você a prolongar a vida útil de sua canoa polinésia:
Guarderias normalmente operam e lugares cobertos e protegidos do sol, mas se você tem a opção de guardar sua canoa em casa, procure uma área coberta e ventilada, como uma garagem, ou o corredor lateral de sua casa.
Se sua garagem ou área onde a canoa ficará guardada não é coberta, procure cobri-la com um toldo ou uma capa.
Acolchoe literalmente tudo o em que sua canoa ficar apoiada! Usar aquelas “boias- espaguetes” para piscina para evirar o contato direto com hastes de ferro ou madeira, de cavaletes ou racks, funciona muito bem; almofadas de espuma, travesseiros ou toalhas velhas, também é uma alternativa.
Mesmo se você for remar no dia seguinte ou nas próximas 48 horas, não é recomendo deixar a canoa em cima do carro. Com o tempo, o sol vai desbotar a pintura da canoa e também pode causar desgaste prematuro.
As capas são as melhores amigas das canoas. Elas ajudam a prevenir arranhões, danos causados pelo sol e, se no caso das acolchoadas, protegem o equipamento de impactos.
Essa não é só uma dica de cuidado com o equipamento, mas, também, de segurança!
Olhe bem o casco da canoa e a ama para verificar se existem rachaduras, quebrados e se as junções estão bem seladas.
No caso das OC-1, verifique os cabos do leme (de tempos em tempos, aplique WD40 neles), certifique-se de que os pinos e/ou parafusos dos iakos estejam apertados e travados e verifique todos os plugues.
No caso da V1, olhe bem as borrachas de amarração dos iakos e ama. A borracha não pode estar seca e nem apresentar muitas fissuras. Nesse caso, ela deve ser substituída impreterivelmente.
No caso de iacos de madeira, olhe bem se existem rachaduras em toda a sua extensão.
Se você rema no mar, lave sua canoa com água doce e a cada dois meses é recomendável aplicar cera de barco no casco. A cera, além de ajudar deixar a canoa mais bonita e brilhante, atenua manchas, elimina alguns arranhões e ajuda a eliminar a sujeira.