Treinando em baixas temperaturas: benefícios e dicas úteis
Treinar no frio traz diversos benefícios para o organismo, como fortalecimento do sistema imunológico e ... leia mais
Quem acompanha o Calendário de Eventos do Aloha Spirit Mídia sabe que 2022 promete ser recheado de provas, e, sendo assim, se você curte a adrenalina das competições, estar em dia com os treinos é fundamental para fazer bonito nessas competições.
Contudo, durante o período das festas de fim de ano, muitos aproveitam a época para relaxar nos treinos e na alimentação. Afinal, ninguém é de ferro!
Mas, calma, nada está perdido! É possível voltar a treinar obtendo um bom rendimento em um curto espaço de tempo, ainda que tudo dependa do quanto você abusou nas festas e de sua disposição para “reverter o estrago”.
Quando paramos de praticar atividade física o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo habitual. Além disso, fatores como noites mal dormidas, alimentação pesada e abuso do álcool terão uma influência negativa no rendimento dos treinos. É preciso, portanto, um pouco de calma e bom senso na hora de pegar firme na atividade física novamente.
“Se exagerou nas festas de fim de ano, quando voltar ao treino, não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente”, comenta Guilherme Leme, coordenador de musculação da rede de academias Bio Ritmo.
Segundo o profissional, é possível que o atleta também perceba uma pequena diminuição da força: “Se a ideia é praticar exercícios de corrida ou pedalar, por exemplo, é necessário reduzir o ritmo e velocidade média nos primeiros treinos, apenas para evitar que seu corpo saia de um período de repouso para um esforço intenso demais”, explica.
Mas Leme explica que isso não atrapalhará os objetivos a médio prazo e que, inclusive, diminuir a intensidade também evita lesões. “Além disso, não levará mais do que duas ou três sessões de treino para que o ritmo volte ao normal”, comenta.