Entrevista: Varena Tepava e a dança polinésia
Varena Tepava está visitando o Brasil ao lado do marido, David Tepava, e realizará clínicas de dança ... leia mais
Separamos cinco documentários do Netflix imperdíveis pra quem curte a liberdade e o estilo de vida que só os water sports proporcionam.
A partir dessa semana, milhares de pessoas passarão mais tempo em casa por conta da quarentena recomendada pelas autoridades no esforço de se frear a proliferação do novo coronavírus.
Para nós, que amamos estar na água, a quarentena pode ser particularmente difícil.
No entanto, o retiro pode ser também uma boa oportunidade para conhecermos produções bem interessantes.
Pensando nisso, separamos cinco documentários do Netflix imperdíveis pra quem curte a liberdade e o estilo de vida que só os water sports proporcionam.
.
Existe uma dor para a qual a sociedade americana fecha os olhos: a dos veteranos de guerra.
Após lutarem em conflitos que, muitas vezes, nem deles eram, veteranos de guerra voltam aos EUA transformados.
Muitos se rendem à depressão e ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático, outros, buscam caminhos mais drásticos.
À beira do suicídio, um veterano de guerra encontra outros soldados traumatizados em um programa no qual a terapia é surfe.
Este documentário curta-metragem original da Netflix conta a história de um programa de surfe criado para a recuperação de soldados militares traumatizados, mental e fisicamente.
No oceano eles encontrarão novamente um caminho para a paz.
Direção: Joshua Izenberg e Wynn Padula
.
Laird Hamilton é o mais bem sucedido outsider da história do surfe. Sem jamais ter participado de uma competição como surfista profissional, ele construiu uma carreira bem sucedida a ponto de ser considerado um ícone americano, figurando em capas de diversas revistas e estrelando talk shows como os de David Letterman.
Se hoje existe gente remando de SUP, surfando de foil, windsurfe, fazendo tow-in ou realizando travessias de paddleboard, certamente há de se dar um crédito a esse cara.
“Take Every Wave: The Life of Laird Hamilton” traça um retrato profundo de um grande atleta, tão complexo quanto polêmico, amado e odiado ao longo de toda sua carreira, mas que, indiscutivelmente, tirou o surfe de dentro de uma caixinha e mudou a história dos water sports para sempre.
Com depoimentos de: Gerry Lopez, Dave Kalama, Brian Keaulana, Buzzy Kerbox, Darrick Doerner, Sam George, Terry Chung, entre outros ícones dos esportes aquáticos.
Direção: Rory Kennedy.
.
Para alguns, o oceano é um lugar assustador e perigoso. Para outros, no entanto, é um lugar onde a vida pode ser vivida com todo seu esplendor.
Fishpeople conta a história de seis pessoas diferentes que descobriram seu propósito e sua força-motriz no mar.
Um ex surfista profissional, uma pescadora, um ex-mineiro de carvão que largou tudo para se tornar fotógrafo aquático, um grupo de crianças em situação de risco em São Francisco que encontraram no surfe uma nova perspectiva de vida, o herdeiro de uma dinastia de water man taitianos e uma nadadora de travessia que uniu EUA e URSS em plena guerra fria.
Este é um filme sobre os efeitos transformadores do tempo gasto no oceano – e como podemos deixar nossas limitações para trás para encontrar um significado mais profundo na água salgada.
Estrelam: Dave Rastovich, Kimi Werner, Ray Collins , Matahi Drollet, Eddie Donnellan e Lynne Cox.
Direção: Keith Malloy.
.
Em “Jago: Life Underwater” você conhece a história de vida de Rohani, um senhor de aproximadamente 80 anos, local das Ilhas Togean, na Indonésia, contada por ele próprio.
A aparente pobreza e simplicidade com este ancião vive, em uma palafita sobre o mar, no entanto, encontra forte contraste com toda a beleza revelada pelo fundo do mar, com seus corais coloridos e águas cristalinas, onde ele passa a maior parte de seu tempo pescando (a fotografia deste filme é um capítulo à parte).
Rohani ganhou notoriedade por ser um exímio mergulhador, capaz de ir a grandes profundezas e manter-se debaixo d’água por muito tempo.
Agora, em idade avançada e bastante reflexivo, ele faz um retrospecto de sua vida, contando suas primeiras experiências no mar, o que aprendeu, e revela seu respeito e veneração pelos deuses do oceano, capazes de acolher com amor seus filhos, mas, também de punir severamente aqueles que desrespeitarem seus domínios.
Direção: James Reed e James Morgan.
.
Após 257 dias remando pelas águas do oceano pacífico, partindo da Califórnia (EUA) com paradas para abastecimento no Havaí e em Samoa, Doris, o barco à remo de 29 pés das Coxless Crew, encerrava sua épica jornada chegando à Austrália.
A equipe foi a primeira, composta somente por mulheres, a completar uma travessia do oceano pacífico à remo.
No documentário “Losing Sight Of Shore” você vai conhecer os bastidores dessa história, da preparação das remadoras, à rotina, por vezes extenuante, por vezes mágica, ao longo dos meses que passaram remando pelas águas do Pacífico.
Direção: Sarah Moshman