O antepassado português do stand up paddle
Conhecida como “apanha de sargaço por jangadeiros”, arte muito antiga de pesca em Portugal mantinha os ... leia mais
Nanaia Mahuta será a primeira mulher maori a ocupar o cargo de a ocupar o cargo de Ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia.
A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira (02) pela primeira-ministra neozelandeza, Jacinda Ardern.
Mahuta, de 50 anos, foi anunciada durante evento de nomeação do gabinete do novo mandato de Ardern como primeira-ministra.
“Será um grande privilégio liderar o andamento das relações internacionais de meu país”, declarou Mahuta, durante pronunciamento à emissora nacional Radio New Zealand.
Descentes dos antigos povos polinésios, os maoris formam o mais populoso grupo étnico da Nova Zelândia.
Segundo antropólogos, essa etnia chegou ao arquipélago há cerca de 1 mil anos, vindos da ilha de Hawaiki, na Polinésia Francesa, de onde, acredita-se, também migraram os primeiros habitantes do Havaí.
Um em cada sete neozelandeses se define como maori, cujo idioma é reconhecido como um dos oficiais do país junto do inglês.
Em 2016, Mahuta se tornou a primeira parlamentar da Nova Zelândia a usar, no queixo, uma tatuagem típica das mulheres maoris, conhecida como “moko kaue”.
A moko kaue geralmente é tatuada em mulheres mais velhas, como um símbolo de autoridade e poder na comunidade.
Tatuagens do tipo se tornaram menos comuns com a colonização britânica, mas voltaram a aparecer com mais frequência para representar a identidade e o orgulho maori na Nova Zelândia.