
Casos e acasos da Canoa Polinésia: Quando os professores são os primeiros alunos do curso
Na coluna desta semana, Douglas Moura conta como os “humores do mar” são capazes de nos mostrar que, ... leia mais
Ho’oponopono é uma técnica criada pelos havaianos e usada para resolver problemas sociais. Por meio dela, desenvolve-se a paz de espírito e o perdão.
É considerada um mantra que tem como objetivo mostrar que as dificuldades que enfrentamos no dia a dia tem uma relação direta com nós mesmos, muito mais do que com lugares, situações ou com o outro.
Portanto, saber lidar com nossos problemas e amarras do dia a dia requer muito autoconhecimento e autocontrole.
Por isso, cabe a si próprio decidir como mudar esses problemas internos.
Ho’oponopono é uma palavra havaiana que pode ser dividida em duas partes: “Ho” que significa causa e “oponopono”, perfeição.
Ou seja, a expressão quer dizer reparar um problema e deixar tudo em ordem. Essa prática nos ajuda a trabalhar com o perdão e combate as aflições internas, trazendo paz.
Além disso, este mantra nos ajuda a eliminar lembranças e sensações ruins que insistem em permanecer dentro da gente.
A ideia é atribuir a responsabilidade pra si mesmo diante das situações de conflitos.
Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor e gratidão.
Para isso, é importante repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado. Sou grato”, sem ser necessariamente nessa ordem.
Basta acreditar naquilo que você está mentalizando e dizer ou mentalizar essas palavras quantas vezes achar necessário. Esta técnica pode funcionar tanto em voz alta, como mentalmente.
No vídeo abaixo, preparado pela psicóloga e especialista na prática de Ho’oponopono, Regina Tavares, um mantra elaborado especialmente para combater a ansiedade provocada pela pandemia global de coronavírus.