Māhūs lutam pelo direito de existir em um Havaí “ocidentalizado”
Na cultura havaiana, assim como na polinésia, Māhūs são pessoas de terceiro gênero com papéis espirituais ... leia mais
Ho’oponopono é uma técnica criada pelos havaianos e usada para resolver problemas sociais. Por meio dela, desenvolve-se a paz de espírito e o perdão.
É considerada um mantra que tem como objetivo mostrar que as dificuldades que enfrentamos no dia a dia tem uma relação direta com nós mesmos, muito mais do que com lugares, situações ou com o outro.
Portanto, saber lidar com nossos problemas e amarras do dia a dia requer muito autoconhecimento e autocontrole.
Por isso, cabe a si próprio decidir como mudar esses problemas internos.
Ho’oponopono é uma palavra havaiana que pode ser dividida em duas partes: “Ho” que significa causa e “oponopono”, perfeição.
Ou seja, a expressão quer dizer reparar um problema e deixar tudo em ordem. Essa prática nos ajuda a trabalhar com o perdão e combate as aflições internas, trazendo paz.
Além disso, este mantra nos ajuda a eliminar lembranças e sensações ruins que insistem em permanecer dentro da gente.
A ideia é atribuir a responsabilidade pra si mesmo diante das situações de conflitos.
Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor e gratidão.
Para isso, é importante repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado. Sou grato”, sem ser necessariamente nessa ordem.
Basta acreditar naquilo que você está mentalizando e dizer ou mentalizar essas palavras quantas vezes achar necessário. Esta técnica pode funcionar tanto em voz alta, como mentalmente.
No vídeo abaixo, preparado pela psicóloga e especialista na prática de Ho’oponopono, Regina Tavares, um mantra elaborado especialmente para combater a ansiedade provocada pela pandemia global de coronavírus.