
Casos e acasos da Canoa Polinésia: Quando os professores são os primeiros alunos do curso
Na coluna desta semana, Douglas Moura conta como os “humores do mar” são capazes de nos mostrar que, ... leia mais

Nesta segunda-feira, 8 de junho, estamos celebrando o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi criada com a intenção de reforçar, anualmente, da importância dos oceanos na vida cotidiana de todos nós, enquanto “pulmões do planeta” e emissores de grande parte do oxigênio que respiramos.
Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, promovida pela ONU e realizada no Rio de Janeiro em 1992, no evento conhecido como Eco 92.
O Dia Mundial dos Oceanos foi oficializado através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008.
O Tema de 2020 do Dia Mundial dos Oceanos é: “Inovação para um oceano sustentável.”

Os oceanos abrigam mais de 200.000 espécies conhecidas assim como milhões de organismos não identificados e retêm 97% da água do Planeta Terra.
Eles purificam a água que todo mundo respira absorvendo 30% do dióxido de carbono total presente no mar, o que ajuda a reduzir os efeitos do aquecimento global e as mudanças climáticas.
Os oceanos também são a maior fonte de proteína do mundo, pois mais de 2,6 bilhões de pessoas confiam nos mares para adquirir suas fontes primárias de proteína.
Por outro lado, 40% dos oceanos em todo o mundo são afetados principalmente pelas ações humanas que vão desde a pesca predatória à poluição das águas.
Neste sentido, o Dia Mundial dos Oceanos é comemorado para chamar a atenção sobre a importância dos oceanos na vida de todos os seres que habitam o Planeta Terra.
Cabe a nós, amantes dos esportes de água praticados majoritariamente nos oceanos, o papel de difusores de um pensamento de respeito e reverência por esta que é a principal fonte de vida do nosso Planeta.