Remadores brasileiros dão show no Pan-Americano de Canoagem Oceânica
Competição encerrada no último domingo (08) em Salvador (BA) teve domínio de remadores do Brasil. Luiz ... leia mais
Após dois anos de pandemia, é cada vez mais claro que 2022 será o ano das competições, como, aliás, já deixa claro nosso Calendário de Eventos.
Sendo assim, será difícil controlar o ímpeto de participar do maior número de provas este ano. Contudo, será que vale à pena cair de cabeça e competir no maior número de eventos possível?
Especialistas alertam: competir na medida certa é essencial para não perder o pique dos treinos. Portanto, essa vontade de querer “estar no maior número de provas possível”, pode criar um efeito inverso ao esperado, causando a médio / longo prazo, perda de desempenho e até mesmo um desinteresse pela prática do esporte.
A seguir, Rick Muhr, um dos mais respeitados treinadores norte-americanos, destaca pontos fundamentais para você competir na medida certa:
Físico – Seu desempenho está piorando. “Se você não consegue replicar seu tempo em um percurso semelhante dentro de um período de 12 meses, essa é uma boa indicação de excesso de provas”, diz Rick. Portanto, dê um intervalo maior entre elas e coloque “provas teste” na planilha como preparação para a prova principal.
Mental – Você não fica mais empolgado com a prova que está por vir. Recupere a animação escolhendo apenas um objetivo principal por temporada. E escolha algumas provas para praticar habilidades como manter o mesmo ritmo ao longo do percurso ou ficar firme e forte em ladeiras íngremes.
Financeiro – Você está quase indo à falência com tantas taxas de inscrição. Se você gasta mais de 10% de sua renda em provas ou esconde de seu parceiro quanto está gastando, provavelmente precisa diminuir o ritmo.
Físico – Você relaxa entre ciclos de treino. Embora seja importante se recuperar – faça um dia de descanso ou corrida leve para cada 2 km percorridos na prova –, intervalos prolongados diminuem o condicionamento e quebram a rotina. Inscreva-se em uma prova curta entre os ciclos para manter o comprometimento.
Mental – A ansiedade pré prova é absolutamente normal, mas pode se intensificar com a redução da participação em eventos.
Contudo, elimine o medo do desconhecido fazendo “ensaios” em eventos preparatórios menores ou simulados. O treinador norte-americano Mike Roberts sugere que realizar simulados a cada um ou dois meses para testar o ritmo da prova alvo, a estratégia de nutrição/hidratação e entrar no clima.
Financeiro – Competir em muitas provas não traz problemas financeiros para você e sua família.
Nota do editor: É indispensável a toda pessoa que deseja dar início a uma carreira de competidor fazer exames de saúde antes de começar qualquer atividade física de maior intensidade.
Antes de mais nada, esta matéria é direcionada a atletas amadores e serve como informação básica para orientação de treinamentos. Recomendamos fortemente a todo competidor procurar um profissional de Educação Física para avaliação e acompanhamento de treinamentos durante a temporada de competições.
*Este artigo é uma parceria entre Aloha Spirit Midida e Revista Go Outside.