CBSurf divulga calendário do Brasileiro de SUP
Confederação Brasileira de Surf - CBSurf divulga calendário do circuito brasileiro de SUP para o ano de 2023
A acessibilidade, que é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo, será levada à praia no Viva Fest, um dos maiores festivais de esportes náuticos e atividades saudáveis do Brasil, que acontecerá entre os dias 29/10 a 07/11 na praia da Reserva do Paiva (PE).
Esta semana é marcada pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). A data traz reflexão sobre a importância da inclusão social na sociedade e no meio corporativo e destaca a atitude do Viva Fest em ser acessível para todos, desenvolvendo ações inclusivas.
A estrutura acessível foi pensada para a praia. As esteiras azuis do Projeto Praia Sem Barreiras serão instaladas na Reserva do Paiva com as cadeiras anfíbias, próprias para banhos assistidos a pessoas que são usuárias de cadeiras de rodas. As esteiras acessíveis farão uma passarela sobre a areia e será possível o público em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida acessar a areia e o mar.
A acessibilidade do evento foi pensada em várias dimensões: comunicacional, física e atitudinal. Os conteúdos digitais serão acessíveis com legendas, tradução em libras e o evento contará com um intérprete de libras no local, para receber o público surdo.
Nas redes sociais o uso de descrição de imagens e vídeos permitirá mais acessibilidade comunicacional. A acessibilidade atitudinal e responsabilidade social em ofertar um evento para todos terá atrações como o surfe adaptado da escola inclusiva Cepa Surf e serão contratados jovens com deficiência para compor o “staff” do evento, entre eles, produtores que acompanharão as atividades saudáveis e também um fotógrafo com Síndrome de Down.
O formato acessível e inclusivo do evento foi desenvolvido em parceria com a Consultoria In Soluções Inclusivas, da empreendedora social Daniela Rorato, que já assinou a acessibilidade de eventos como o Carvalheira na Ladeira e Carnaval do Recife.
“Percebe-se no Viva Fest um cuidado especial com a inclusão, com pluralidade etária com o surf master, responsabilidade social e inclusão com o surf adaptado. Essas ações inclusivas para pessoas com deficiências demonstram que o evento quer proporcionar bons momentos para todos e todas em sua diversidade”, destaca Daniela.
Serão dias vivenciando práticas esportivas, culturais e ambientais onde a qualidade da vida ao ar livre em contato com a natureza será compartilhada através de disputas de Surfe, Longboard e Stand Up Padlle (SUP) Wave aliadas à consciência ambiental, arte, gastronomia, cultura e saúde criando a possibilidade de abrir um excelente campo para negócios voltados a um desenvolvimento sustentável.
Divididos em dois finais de semanas, no primeiro, de 29/10, ao feriado de Finados 02/11, acontecerão os torneios de SUP e Longboard. No segundo, de 05 à 07/11, o Surf 80 Master onde o tradicional pico de surfe conhecido como Nordestão, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do estado de Pernambuco, receberá competições reconhecidas pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, em diversas modalidades: Viva Sup para os Stand Up Padlle Wave, Viva Long para os Longboarders e Viva Surf 80 Master para os experientes surfistas válidas para o ranking brasileiro das categorias e como classificatória para um possível evento mundial.
Para mais informações siga @vivafest_